EnglishEspañolPortuguês

Bois estão morrendo afogados durante período de cheias no Pantanal

21 de março de 2011
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução

Bois estão morrendo afogados no Pantanal de Mato Grosso do Sul, que enfrenta uma de suas maiores cheias das últimas décadas. “Tem animais boiando, e vai ter muito mais”, definiu esta manhã o presidente do Sindicato Rural de Aquidauana, Timóteo Proença.

Aquidauana é uma das cidades mais afetadas pelas chuvas este ano e chegou a ficar isolada depois que o rio que dá nome a cidade Aquidauana transbordou e cobriu as duas pontes na cidade.

O rio já baixou, mas na área rural, os problemas continuam sérios.

Os animais ficam nadando a esmo, até morrer. Conforme o presidente do Sindicato Rural, mesmo que sejam utilizadas embarcações para tentar salvar os animais, a quantidade que se consegue tirar é muito pequena.

Em Corumbá, a situação caminha para o mesmo quadro, segundo o presidente do Sindicato Rural, Raphael Kassar. Segundo ele, já está ocorrendo perda de animais e se a previsão de cheia no Rio Paraguai se confirmar, isso pode piorar ainda mais.

Kassar informou que foi feito ontem um sobrevoo em um avião da Marinha e que hoje seria feito um outro.

Com informações do Jornal Dia Dia

Nota da Redação: Os pecuaristas, que criam esses rebanhos para destinar ao consumo humano, estão pouco se importando com o sofrimento ou com a morte desses animais. Sua preocupação se limita ao prejuízo associado à perda de suas mercadorias vivas. Para eles, a morte de um escravo significa milhares de reais a menos em sua conta bancária.

Você viu?

Ir para o topo