EnglishEspañolPortuguês

Caçadores são proibidos de caçar ursos durante período de hibernação

20 de março de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Por Camila Arvoredo  (da Redação)

Photo credit: Ilashdesigns/Creative Commons

Caçadores russos não poderão mais acordar ursos que hibernam durante a estação de inverno e atirar neles para fins de caça, isso porque uma lei proibindo este ato foi assinada no dia 16 de março.

A notícia foi relatada por um grupo de direitos animais que esteve lutando por esta legislação desde 1995.

Nos últimos 16 anos, o “International Fund for Animal Welfare (IFAW)” atuou para acabar com esta prática cruel de caçada durante o momento em que os ursos estão mais indefesos. A prática costumava deixar filhotes órfãos e a maioria logo morria de inanição ou de hipotermia.

A IFAW resgatou todos os filhotes que pôde alcançar. O grupo os reabilitou e depois os soltou novamente em seu habitat natural. O seu centro de reabilitação fica em Bubonitsy, na região russa do Tver e já reabilitou mais de 150 filhotes.

“A legislação que contém as regras de caça foi um passo tremendamente grande na promoção do bem-estar dos ursos e reflete a opinião da maioria da população russa, que afirma que os ursos devem ser protegidos da caça”, disse a diretora da IFAW Dra Maria Vorontsova.

A IFAW já ajuntou mais de 400.000 assinaturas contra a caçada de inverno e convenceu o ministro dos Recursos Naturais que a população russa é contra este ato de crueldade.

Além disso, os caçadores não poderão mais matar ursos que têm menos de um ano e fêmeas que tenham filhotes com menos de um ano.

Tristemente, a nova lei não é ainda uma vitória completa para os ursos. Ainda haverá caçadas para ursos marrons e ursos negros asiáticos durante as últimas semanas da primavera e do verão.

Você viu?

Ir para o topo