EnglishEspañolPortuguês

Grupo Fauna realiza evento sobre o Dia Mundial Sem Carne em Colégio Estadual de Ponta Grossa (PR)

18 de março de 2011
3 min. de leitura
A-
A+
O Grupo Fauna realizará uma atividade alusiva ao Dia Mundial sem Carne, nesta sexta-feira, dia 18 de março, em parceria com o Projeto “Cidadania Planetária”, do Colégio Estadual Prof. Eugênio Malanski e o Projeto “Ética Biocêntrica: novos olhares para a Educação Científica e Ambiental”, da Universidade Estadualde Ponta Grossa (UEPG), Paraná.

O Dia Mundial sem Carne, 20 de março, é um evento internacional, promovido pela FARM (Farm Animal Reform Movement), e seu objetivo é mostrar para a população em geral que é possível viver de forma saudável e prazerosa sem fazer uso de alimentos de origem animal. E que esta opção oferece inúmeras vantagens, tantopara o indivíduo quanto para o planeta.

O Colégio conta com o projeto “Cidadania Planetária”, coordenado pela professora Andresa Jacobs, da área de Ciências e Biologia, em parceria com o Grupo Fauna e com o Projeto de Extensão “Ética Biocêntrica: novos olhares para a Educação Científica e Ambiental”, coordenado pela professora Marcela Teixeira Godoy, do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da UEPG.

Será exibido o documentário brasileiro “A Carne é Fraca”, produzido pelo Instituto Nina Rosa, que demonstra claramente os impactos da produção e consumo de carne para os animais, para as pessoas e para o planeta.

Após o filme será feito um debate sobre as questões envolvendo a alimentação. Luciana Moro, membro do Grupo Fauna e produtora de alimentos vegetarianos junto ao Vegetalia Revolução Alimentar, servirá um lanche vegetariano aos professores e funcionários do Colégio e fará o sorteio de brindes e degustação de pratos livres de produtos de origem animal para os estudantes do Colégio. Estudantes do Curso de Jornalismo da UEPG e da SECAL e do Curso de Biologia estarão no apoio das atividades.

Confira mais informações sobre os impactos da produção e consumo de carne para as pessoas, para os animais e para o planeta:

Saúde

Quem não come carne corre menos riscos de sofrer distúrbios do coração, de contrair câncer (especialmente de cólon e do intestino) e de enfrentar problemas como obesidade, hipertensão e diabetes. E também fica livre das doenças diretamente relacionadas ao consumo da carne, tais como a salmonela, a toxoplasmose, a gripe do frango e a doença da vacalouca, que já fizeram milhares de vítimas no mundo todo.

Meio ambiente

Florestas inteiras são devastadas para darem lugara pastos. A emissão de gás metano, expelido pelo gado bovino, é uma das principais causas de poluição do ar e da destruição da camada de ozônio. Além disso, a indústria da carne é a maior poluidora das águas e destruidora do solo. Essa devastação pode comprometer de maneira irreversível a sobrevivênciadas gerações futuras!

Fome mundial

A maior parte dos grãos e da soja produzidos hojeno planeta destina-se à produção de rações utilizadas na engorda dos animais decorte. Se estes grãos fossem usados diretamente na alimentação humana, haveria comida mais do que suficiente para todas pessoas do mundo. Parece utopia, masnão é: acabar com a fome é possível!

Respeito aos animais

Porcos, vacas, galinhas, perus, peixes, coelhos,cabritos… Todos estes animais, destinados majoritariamente ao abate, são sensíveis e inteligentes. Estudos científicos recentes comprovam: eles experimentam emoções como o medo e a angústia e sentem dor exatamente como nós,seres humanos. Ainda assim, todos os anos, a indústria da carne submete bilhõesde animais a maus-tratos, confinamento, manejo brutal e morte cruel. Será queisso está certo?

Por Dr George Guimarães – Nutricionista especializado em dietas vegetarianas – Fonte: Nutriveg

O que se pode fazer neste dia?

– Convidar a família ou amigos para irem a um restaurante vegetariano;

– Levar uns petiscos vegetarianos para o trabalho ou para a escola, para partilhar com os colegas);

– Distribuir folhetos e cartazes;

– Assistir a um documentário que faça você refletir sobre as consequências do consumo de carne (Terráqueos, ACarne é Fraca);

– Ou quem sabe, a melhor de todas asalternativas… Adotar de vez uma dieta vegetariana!

Fonte: Cantinho Vegetariano

Contatos:

ColégioEstadual Prof. Eugênio Malanski
(42)32264111

GrupoFauna
[email protected]

VegetaliaRevolução Alimentar
[email protected]
(42) 91213519

Você viu?

Ir para o topo