EnglishEspañolPortuguês

Medida propõe matança de cães que “latem demais” em cidade australiana

18 de março de 2011
3 min. de leitura
A-
A+

Por Camila Arvoredo  (da Redação)

Créditos foto: Adan Garcia/CC

Cães barulhentos devem repensar seu comportamento ou podem enfrentar a pena de morte – ao menos esta é a proposta que está sendo considerada por uma cidade na Austrália. O conselho da cidade de Adelaide está discutindo um plano que pretende prender e assassinar cães, caso seus tutores não consigam tomar providências para as queixas de poluição sonora, relacionadas aos cães sob sua tutela. Apoiadores dos direitos animais e associações de moradores estão enfurecidos pela proposta, classificando a medida como descabida.

De acordo com uma reportagem do jornal australiano local “Adelaide Now”, alguns participantes do conselho da cidade acham que as medidas atuais contra os latidos caninos não são severas o suficiente. Atualmente, os oficiais do controle de zoonoses só podem multar e mandar mandatos de segurança para os tutores que não querem ou são incapazes de silenciar os animais sob tutela. Aliás, os oficiais só podem apreender o animal quando ele é considerado perigoso – uma limitação anulada pela proposta recente.

Entre as mudanças consideradas está o aumento das multas para tutores ofensivos e uma licença para que os agentes possam levar os cães barulhentos, caso seus tutores não estejam em casa. Uma vez no abrigo, os animais serão mortos, caso não sejam retirados num período determinado.

Muitos residentes, como Kevin Kaeding, da associação de moradores de Ratepayers, diz que a proposta injustamente visa os tutores que por alguma razão não conseguem fazer seus cães pararem de latir ou que estão indisponíveis para chamar a atenção do animal, quando necessário.

“Algumas dessas ideias saem dos limites e existem muitas pessoas vulneráveis, como os idosos e aqueles que possuem baixa renda, que irão perder seus amados companheiros”, diz Kaeding. “O conselho só está tentando facilitar a morte desses animais”.

Em resposta ao jornal, amantes dos animais e tutores opinaram em massa, sugerindo que as vidas dos cachorros estão sendo desvalorizadas pela proposição – e apontando que as pessoas que geralmente tutelam animais, geralmente deixam os cachorros latirem como sinal de alerta de invasores. Amantes do silêncio, por outro lado, comentaram que algo deve ser feito com relação aos tutores, para que eles se responsabilizem pelo comportamento dos animais, mesmo que eles não sejam agressivos por natureza.

“Para todos os comentadores que tornam a expressão ‘cachorros latem e é o que eles fazem’ um sinônimo de vida, saibam que eles latem sim e que eles podem deixar alguém louco quando não há um limite”, escreveu um comentador. “Mantenha-os calados, mantenha-os dentro de casa ou qualquer outra coisa, mas não os deixe estragar a vida de alguém que quer viver em paz e em quietude”.

Como todo mundo que já tentou dormir com o som de um cachorro latindo, todos sabem que não e fácil dormir com tanto barulho, mas mesmo que o uso da violência apareça na cabeça de alguns, na manhã de uma noite mal dormida, é pouco provável que uma lei como essa possa ser sancionada.

Se você morar próximo de cachorros barulhentos, existem inúmeras soluções para ajudá-lo a resolver o problema. Especialistas sugerem que a melhor solução é conversar com o tutor do animal para discutir o problema e providenciar recursos para educadores de animais na região. Caso isso não seja suficiente, pode-se aprender o nome do cachorro e mandá-lo se silenciar, agradecendo-o quando ele obedece. Além disso, existem apitos silenciadores que também podem ser citados dentre as possíveis soluções.

Você viu?

Ir para o topo