EnglishEspañolPortuguês

Ideia de empresa brasileira nos anos 60 contribuiu para proteger os animais

16 de março de 2011
2 min. de leitura
A-
A+
germanowoehl
[email protected]>
Tico-tico-rei (Lanio cucullatus) fotografado na RPPN das Araucárias Gigantes, em Itaiópolis (SC).

Neste último feriadão de carnaval, no dia 05/03/2011, tivemos o prazer de observar e fotografar um casal de tico-tico-rei (Lanio cucullatus) na RPPN das Araucárias Gigantes, em Itaiópolis (SC). O casal estava com filhotes ainda dependentes dos pais para se alimentarem.

Foi uma alegria muito grande ter encontrado pela primeira vez o tico-tico-rei na natureza – e na mata que estamos protegendo – porque se trata de uma ave muito emblemática para mim. Quando era criança, no final da década de 60 e início de 70, eu colecionava caixinhas de fósforos estampadas com desenhos de aves brasileiras. E uma das aves estampadas que me deixou fascinado foi justamente o tico-tico-rei.

Naquela época, não havia outro material que mostrasse a biodiversidade brasileira e essa idéia genial da pequena empresa do interior do Paraná, Cia. de Fósforo Irati, fabricante dos Fósforos Paraná, com certeza foi a responsável, em parte, por eu ter me interessado pela natureza.

O fotógrafo da natureza Rudimar Cipriani, autor dessas fotos espetaculares de aves que a gente vê publicadas em muitos lugares, contou-me que também foi fortemente influenciado por estas caixas de fósforos da Cia. de Fósforo Irati. As fotos da coleção completa, das 24 estampas de aves brasileiras, gentilmente providenciadas pelo Rudimar, seguem abaixo.

Certamente, estas caixas de fósforos despertaram o interesse de muitas pessoas pela defesa da nossa biodiversidade. Pena que o bom exemplo de uma idéia simples mas brilhante dessa empresa do Paraná para popularizar nossa riquíssima biodiversidade não foi seguido por outras empresas brasileiras, que até nos dias atuais, com rarríssimas exceções, ignoram completamente a importância de salvar os remanescentes de Mata Atlântica que ainda abrigam um fabulosa biodiversidade, mas muito ameaçada.

Eu pesquisei na internet para saber o que aconteceu com esta empresa paranaense que deu uma contribuição tão importante para a popularização da biodiversidade da Mata Atlântica e descobri que foi vendida em 2000 para um grupo de investidores estrangeiros e passou a ser denominada Fosforeira Brasileira S.A. No site da empresa eu encontrei a seguinte informação:

“Em 1952 cidadãos de diversos grupos econômicos da cidade de Irati no Estado do Paraná reuniram-se num ambicioso projeto e, no dia 17 de novembro daquele mesmo ano, constituíram a Companhia de Fósforos Irati. Em 1954 as máquinas começaram a girar sob a pressão das caldeiras a vapor e os fósforos de segurança começaram a ser fabricados.”

As 24 estampas de caixas de fósforos temáticas da Cia. de Fósforos Irati (Fósforos Paraná), lançadas na década de 60 que contribuiu para popularizar a biodiversidade brasileira.


Você viu?

Ir para o topo