EnglishEspañolPortuguês

Dono de pet shop acusado de matar milhares de filhotes de cães é alvo de ativistas

16 de março de 2011
3 min. de leitura
A-
A+

Por Vanessa Perez  (da Redação)

Foto: Reprodução/Animals Change

Em dezembro de 2010, cerca de 1.200 cães foram mortos após um surto de cinomose em uma “fábrica de filhotes” no Kansas, nos EUA. A doença foi descoberta depois que os filhotes doentes teriam sido enviados para lojas de animais em Wyoming. Segundo informações da Animals Change, quando o proprietário da fábrica de filhotes, Jeff Fortin, teve que manter os filhotes em quarentena ao invés de continuar a vendê-los, ele disse que não podia se dar ao luxo de alimentá-los, e sacrificou todos eles.

Este é um excelente exemplo de falha do USDA que regula exploradores que vivem às custas da criação de animais para o comércio. A lista de violações contra o canil Fortin ao longo dos últimos anos incluem: incapacidade de manter registos adequados, falta de cuidados veterinários adequados, lixo a acumulado perto dos canis e negar o acesso aos inspetores. No entanto, ele ainda estava autorizado a permanecer no negócio.

Mas isso é apenas metade da história. Fortin não operava apenas na fábrica de filhotes, ele também está na linha de frente do tráfico de cães com uma pet shop – Adams County, no Colorado. Como seria de esperar, ele foi pego vendendo filhotes doentes. E isso é apenas a ponta do iceberg da suposta crueldade e decepção em North Washington Street Kennels.

Foto: Reprodução/Animals Change

Ex-funcionários da loja de animais viram Fortin matar filhotes “inadequados” injetando sabão de lavar louça em seus corações. Há apenas um tipo de pessoa que pensa que esta é uma boa idéia, e esta não é uma pessoa que deveria ter permissão a ficar em qualquer lugar perto de animais.

Fortin também é acusado de falsificação de registros da USDA e veterinários, e possível sonegação fiscal. De cima para baixo, a oferta de vendas, registro de atendimento de animais… há algo de podre no reino Fortin. Muito podre.

Isso não é exatamente novo. Os ativistas têm lutado para conseguir que as autoridades  prestem atenção às práticas de Fortin há anos. Em 2008, Fortin foi multado por suspeita de 34 acusações de crueldade contra animais quando os policiais encontraram filhotes amontoados em gaiolas dentro de sua loja de Longmont. Essa loja foi multada pelo Estado por violações de manutenção de registros e por não fornecer registros veterinários de um cachorro.

A loja de Longmont, bem como uma outra em Greeley, foi fechada em janeiro e Fortin abriu mão de sua licença de reprodução. Mas o North Washington Street Canis permanece em aberto, e isso é demais.

Em 22 de janeiro, uma centena de manifestantes se alinharam fora de North  Washington Street Kennels. Ativistas e ex-funcionários têm abordado o Ministério da Agricultura e da polícia com esse rol de acusações graves, mas não houve nenhuma ação. O grupo no Facebook “, “1200 Dogs Dead, Tell Us Your Jeff Fortin Story“, está procurando pessoas que já trabalharam com Fortin, compraram um cachorro doente dele, ou quem resgatou cães de seu pet shop, para auxiliar a investigação em curso .

Mas com apenas um punhado de multas e advertências, pode-se dizer que Jeff Fortin foi autorizado a continuar com o assassinato.

Mantenha a pressão sobre as autoridades estaduais e locais assinando uma petição pedindo a investigação de Jeff Fortin e North Washington Street Kennels. Clique aqui para participar.

Você viu?

Ir para o topo