EnglishEspañolPortuguês

População de tubarões brancos é bem menor do que se pensa

12 de março de 2011
3 min. de leitura
A-
A+

Por Alexandra Klabin (da Redação)

Foto: Chris Ross/Chris Fischer/Cortesia National Geographic Channel

Pesquisadores descobriram recentemente que a população de tubarões brancos no Oceano Pacífico é bem menor do que se pensava, segundo informou a The Christian Science Monitor .

Assim como ele, outras espécies de tubarões ao redor do mundo também sofreram declínios populacionais acentuados nos últimos anos.

O número de tubarões brancos que estão cruzando as águas ao largo da Califórnia é significamente inferior, segundo pesquisadores que realizaram um censo único de tubarões no nordeste do Oceano Pacífico.

“Estes números baixos foram uma verdadeira surpresa”, disse Taylor Chapple, estudante que fazia doutorado na Universidade da Califórnia quando conduziu o estudo sobre o grande tubarão branco.

“É menor do que esperávamos, e também substancialmente menor do que as populações de outros grandes animais marinhos, como Orcas e Ursos Polares”, disse Chapple, agora um investigador pós-doutorado no Instituto Max Planck, na Alemanha.

A contagem dos tubarões envolveu uma participação ativa. Os investigadores saíram para o Oceano Pacífico em pequenas embarcações e foram até os lugares onde os animais se reúnem, atraindo os animais até o alcance fotográfico usando como isca um modelo em forma de foca preso a uma linha de pesca.

De 321 fotografias tiradas das extremidades (que são únicas) das barbatanas dorsais dos tubarões, foram identificados 131 tubarões.

A partir desses dados, eles usaram métodos estatísticos para estimar que há 219 tubarões brancos na região.

“Descobrimos que esses tubarões brancos retornam às mesmas regiões do litoral ano após ano”, disse a co-autora Barbara Block, bióloga marinha da Universidade de Stanford e uma das maiores especialistas em tubarões. “É este fato que torna possível estimar seus números. Nosso objetivo é manter o controle desses animais no oceano”.

O estudo, publicado na revista “Biology Letters”, é a primeira estimativa científica rigorosa dos números do tubarão branco no nordeste do Oceano Pacífico, e representa uma das melhores estimativas do mundo entre as três conhecidas populações de tubarões brancos.

Os tubarões brancos também vivem nas águas ao redor da Austrália e Nova Zelândia, e ao largo da costa da África do Sul.

Espécies de tubarões em todo o mundo sofreram quedas acentuadas nos últimos anos. Um terço dos tubarões do mundo e outros peixes cartilaginosos estão ameaçados, e os números de tubarões ao longo da costa leste Estados Unidos caíram, algumas espécies foram reduzidas em 90 por cento.

Os tubarões brancos são classificados como “vulneráveis” pela União Internacional para a Conservação da Natureza, mas pouco se sabe sobre esta elusiva espécie.

“Esta estimativa representa apenas um único ponto no tempo”, disse Chapple. “Mais pesquisas vão nos dizer se esse número representa uma população saudável e viável, ou uma criticamente em perigo de colapso, ou algo no meio.”

Estudos de satélites feitos a partir das marcações têm demonstrado que os tubarões brancos no nordeste do Pacífico fazem migrações anuais das áreas costeiras da região central da Califórnia e da Ilha de Guadalupe, no México, para as Ilhas do Havaí ou para o “Café Tubarão Branco “, uma região de mar aberto entre a Península Baja e o Havaí, onde os tubarões brancos se reúnem, para em seguida retornarem às áreas costeiras.

Você viu?

Ir para o topo