EnglishEspañolPortuguês

Tartaruga gigante aparece na areia da praia de Piedade (PE)

11 de março de 2011
1 min. de leitura
A-
A+

Uma tartaruga gigante apareceu, na noite dessa quinta-feira (10), na orla de Piedade, Jaboatão dos Guararapes, na Grande Recife (PE). O animal, que deve ser da espécie cabeçuda, chamou a atenção de moradores do local e frequentadores da praia, que fizeram diversas fotos e vídeos. É provável que o réptil tenha desovado na areia, fato que até o fechamento da edição do Jornal do Commercio, às 23h30, ainda não havia sido confirmado.

Tartaruga Cabeçuda é a que ocorre em maior número no Brasil. Foto: Divulgação/ JC

De acordo com o Grupamento de Apoio ao Meio Ambiente (Gama), da Prefeitura de Jaboatão, existem na cidade, atualmente, cinco locais de desova, já contando com o de ontem. “Depois que o animal vai embora, colocamos uma cerca em volta do ninho e fazemos o monitoramento diário nessas áreas. Voluntários ficam durante o dia e nós fazemos rondas no período noturno. Tudo isso para proteger os filhotes dos predadores e das pessoas que, por maldade, querem prejudicar o nascimento dos animais, que demora uma média de 60 dias”, explicou o guarda ambiental Nythalmar Dias.

O voluntário ambiental que presta serviços ao Ibama e ao Projeto Tamar Adriano Artoni estima que no final deste mês e no início de abril dois ninhos deverão se palco do nascimento das tartarugas. “Apenas dois animais de cada mil ovos conseguem chegar à fase adulta. Por isso é tão importante esse trabalho de acompanhamento e ajuda nessa fase inicial”, revelou.

Fonte: JC

Você viu?

Ir para o topo