EnglishEspañolPortuguês

Justiça nega liminar e Campinas é autorizada a abater capivaras

11 de março de 2011
1 min. de leitura
A-
A+
Manifestantes protestaram durante o carnaval contra o abate de capivaras, em Campinas (Foto: Reprodução/ EPTV.Com)

A Justiça decidiu que a Prefeitura de Campinas, a 93 km de São Paulo, poderá matar as 20 capivaras que estão confinadas no Lago do Café. A 2ª Vara da Fazenda Pública de Campinas negou liminar à Associação Protetora da Diversidade das Espécies (Proesp), que pedia a suspensão da morte das capivaras.

De acordo com a decisão da Justiça, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) já havia autorizado a matança desde março de 2009 com o objetivo de preservar a saúde pública. No entanto, a prefeitura optou por isolar os animais e criar um centro de pesquisa para o controle da doença. A medida não surtiu efeito, e um funcionário que tratava dos animais morreu em outubro do ano passado.

Na decisão, a juíza Eliane da Camara Leite Ferreira destaca que as autoridades sanitárias já optaram pelo abate como única forma de acabar com o risco da febre maculosa no local. Ela destaca que não há ilegalidade no abate das capivaras que justifique a concessão da liminar. A Proesp ainda pode recorrer da decisão.

Com informações do  G1

Você viu?

Ir para o topo