EnglishEspañolPortuguês

CCZ luta para evitar maus-tratos a animais

11 de março de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Não são raros os casos em que animais de estimação são vítimas de maus-tratos por seus tutores. Muitas vezes são ignorados em suas necessidades mais básicas como  água e comida.

Em Belém, cabe ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vistoriar residências e verificar se o morador possui condições adequadas para a criação de um animal de estimação.

A vistoria é feita por um médico veterinario, que verifica as condições sanitárias em que vivem o tutor e o animal. Além disso, o profissional avalia se o animal sofre maus tratos como falta de alimento ou água e espancamento, bem como o número de animais que vivem na residência.

“O CCZ averigua a situação em que o animal se encontra. Se apresenta sinais de espacamento, privações de água e comida.  Feito isso, nós damos um periodo de 30 dias para o proprietário regularizar a situação do animal”, explica a diretora do Centro de Zoonoses, Regina Teregilo.

A lei municipal 8.489 de 4 de janeiro de 2006 em seu artigo 45º, determina que “nas residências particulares, a criação, alojamento, e manutenção das especies caninas e felinas, poderá ter sua capacidade determinada por autoridade sanitária, que levará em conta as condições locais quando a higiene, e espaço disponível para animais e tratamento dispensado ao mesmo, ficando estabelecido o limite máximo de dez animais  adultos (com idade superior a noventa dias) de ambas as espécies”.

Caso o proprietário não regularize a condição do animal, o CCZ entra em contato com a Delegacia do Meio Ambiente  (Dema) para que seja feito o resgate desse animal. Após receber tratamento veterinário adequado e considerado saudável, o Centro disponibiliza o mesmo para adoção.

Para estimular a adoção desses animais, o Centro de Zoonoses também promove campanhas  de conscientização sobre a importância da adoção de animais. As campanhas acontecem todos os domingos na Praça da República pela parte da manhã.

Serviço – O CCZ  comporta cerca de 110 animais entre cães e gatos para adoção. O local fica aberto ao público das 09 às 16 horas. O Centro está localizado na rodovia Augusto Montenegro, Km 11. O número de contato para denúncias contra maus tratos é o 3227-0355 .

Fonte: Prefeitura de Belém

Você viu?

Ir para o topo