Nova espécie de escaravelho é descoberta em grutas de Portugal


Serra do Sicó: Último inseto é um escaravelho predador único no mundo
Bióloga já descobriu 6 espécies

Sofia Reboleira descobriu nova espécie (Foto: Carlos Barroso)

As descobertas da bióloga portuguesa Sofia Reboleira não param. Agora, identificou um escaravelho predador, único no mundo, o que faz aumentar para seis o número de espécies raras descobertas pela investigadora.

O escaravelho, com quase um centímetro de comprimento, foi detectado nas grutas da serra do Sicó. “É predador, despigmentado, carece de verdadeiros olhos e asas e tem o corpo alongado”, descreve a bióloga, de 29 anos, natural das Caldas da Rainha.

Segundo Sofia Reboleira, este “é o primeiro escaravelho estafilinídeo cavernícola de Portugal continental, ao qual foi dado o nome científico Domene lusitanica, em alusão à sua restrita distribuição geográfica, confinada às partes profundas da serra do Sicó”.

Pertencente a um subgênero cujos parentes mais próximos se encontram no Noroeste da Península Ibérica, o inseto tem a particularidade de não existir em nenhuma outra parte do mundo, o que coloca grandes desafios na conservação.

A descoberta ocorreu durante os trabalhos de campo realizados no âmbito do doutoramento da bióloga, orientado por Fernando Gonçalves, do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, e Pedro Oromí, da Universidade de La Laguna em Tenerife.

Esta é a sexta espécie encontrada por Sofia Reboleira, que, desde 2007, tem vindo a fazer pesquisas em grutas das serras de Aire e Candeeiros, no Algarve, Montejunto e Sicó. Na sequência deste trabalho, já descobriu quatro novos escaravelhos, um pseudoescorpião e um inseto sem olhos e sem asas, com pouco mais de três milímetros.

Fonte: Correio da Manhã


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

CHINA

HEROÍNA

FINAL FELIZ

PAUTA EMERGENCIAL

SOLIDARIEDADE

GESTO DE AMOR

TAILÂNDIA


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>