EnglishEspañolPortuguês

Comunidade de cidade dos EUA exige que polícia investigue assassinato de um cão

9 de março de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

King era um cão dócil, educado e brincalhão, segundo os vizinhos. Foto: arquivo

Os defensores de animais em Henderson, Nevada (EUA), estão pedindo aos chefes de polícia da cidade para reabrir o inquérito sobre a morte de King, um pastor alemão de quatros que foi baleado e morto por um vizinho policial fora de serviço. Becky Torres (que efetuou o disparo) alegou que King, que tinha fugido de seu tutor, parecia que ia atacar seu namorado, Scott Salkoff, também um policial fora de serviço, informou Martin Matheny do site Change.org .

King era um cão agressivo ou isso é mais um terrível caso de julgamento apressado com consequências trágicas? Isso é o que a comunidade  de Nevada gostaria de saber. Desde o assassinato, em novembro do ano passado, eles vêm se organizando online e offline, convidando políticos e policiais para fazer uma coisa simples: conduzir uma investigação completa.

O incidente aconteceu em 19 de novembro, e o caso foi encerrado pela polícia no dia seguinte.

Menos de 24 horas não é, absolutamente, tempo suficiente para ter um retrato completo do que aconteceu no bairro naquele dia. Enquanto Salkoff disse que King era um cão agressivo, uma série de outros vizinhos e antigos vizinhos se adiantaram para discordar. Para eles, King era “um cão amigável e dócil.”

Uma testemunha disse em um comunicado que sua sobrinha brincava com o pastor alemão, e que ela não pode imaginar King de outra forma a não ser “o cão brincalhão que eu conheci.” Um vizinho disse que o pastor foi “bem treinado pelo seu tutor, era um cão amoroso, amigável, que adorava brincar”.

Algumas outras questões sobre o comportamento dos policiais permanecem sem resposta. Por que a primeira reação foi atirar? São funcionários treinados para atirar automaticamente em um cão que eles achem ser uma ameaça? Isso é um exemplo de força excessiva ou é justificada?

Nós não temos muitas respostas e esse é o ponto. É por isso que é importante que seja feita uma investigação real. Parece que pelo encerramento da investigação, menos de 24 horas depois, o Departamento de Polícia de Henderson não está interessado no caso, mas terá que reabrir diante da pressão da sociedade.

King teve uma morte trágica. Ele era bem tratado por sua família e amado por seus vizinhos. A comunidade quer e precisa de uma investigação concreta e conclusiva sobre o que aconteceu. Todas as vítimas merecem isso.

Assista aqui a reportagem sobre o assassinato de King feita na época pela Fox 5.

Você viu?

Ir para o topo