Chamado de baleias-piloto fica mais baixo em mergulhos profundos


Baleias-piloto são criaturas altamente sociais, que se comunicam extensivamente entre si através de chamadas tonais.

Porém, sua capacidade de realizar as chamadas é gravemente reduzida quando elas mergulham abaixo de 80 metros, segundo artigo em The Proceedings of The Royal Society B.

Até esse limite, o som das baleias fica mais alto conforme elas afundam; passados os 80 metros, os sons se suavizam.

As baleias costumam ultrapassar os 900 metros de profundidade para capturar suas presas favoritas _ uma grande e calórica lula.

“Se elas querem ser ouvidas por outras baleias na superfície, o natural seria elas aumentarem o volume, mas isso não acontece”, diz Frants Jensen, biólogo da Universidade Aarhus, na Dinamarca, e principal autor do estudo.

Jensen e seus colegas colocaram identificadores em 12 baleias-piloto das Ilhas Canárias e registraram som, profundidade e orientação dos animais.

Apesar da debilitação causada pela profundidade, as baleias continuaram produzindo chamadas tonais, em volumes reduzidos, até atingirem cerca de 800 metros.

Os pesquisadores acreditam que, em tais profundidades, os pulmões das baleias entram em colapso, reduzindo severamente o volume de ar e restringindo sua capacidade de gerar sons.

Mesmo assim, as baleias encontram suas colegas quando chegam à superfície.

“Elas conseguem encontrar seu grupo social após cada mergulho”, diz Jensen.

“É um sistema social altamente eficaz”.

Porém, um ponto preocupante é a presença de navios motorizados, como barcos de observação de baleias, que podem mascarar as chamadas de baixo volume das baleias, segundo os pesquisadores.

Fonte: Yahoo


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

PRESERVAÇÃO

VAQUINHA ON-LINE

FINAL FELIZ

LEALDADE

COMPROMISSO

ESPECIAL

MAUS-TRATOS


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>