EnglishEspañolPortuguês

Ativistas de defesa animal participam de festival GLS na Austrália

9 de março de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Por Adriane R. O. Grey (da Redação)

No sábado de Carnaval (05) o grupo Libertação Animal de Nova Gales do Sul (Animal Liberation New South Wales) voltou a participar do Mardi Gras de Sydney, uma das mais famosas paradas GLS do mundo, evento culminante do festival de mesmo nome que ocorre durante 20 dias na cidade.

Ativistas posam ao lado de policiais. A foto (divulgação) foi tirada em participações passadas.

Depois da recusa pela organização do Mardi Gras de permitir a Libertação Animal de participar do desfile no ano passado, em 2011 a presença do grupo voltou a ser parte da festa.

Em 2010, a comissão responsável pela organização do evento achou a temática da Libertação Animal pouco gay e um dos organizadores chegou a declarar que alguns grupos utilizavam-se da parada para promover suas próprias causas, descomprometidas com a questão dos direitos dos homossexuais.

A ex-atriz e ativista pelos direitos animais, Lynda Stoner, organizou o desfile da ONG. Foto: Graeme Gillies

A Libertação Animal, no entanto, recebeu grande apoio da comunidade LGBTS  local e a direção do evento reconsiderou sua posição para este ano, permitindo a volta de uma parceria que já tem 14 anos, como afirmou a ex-atriz Linda Stoner, organizadora do desfile da Animal Liberation.

Muito deve-se à atuação de Katrina Fox, ativista pelos direitos dos animais há muitos anos e que, no final do ano passado, fundou o grupo Libertação Animal Queer de Nova Gales do Sul [Queer Animal Liberation NSW] reunindo LGBTS apaixonados pela causa animal.

A Animal Liberation foi a patrocinadora oficial do desfile do grupo no Mardi Gras deste ano, não só com suporte financeiro bem como com a organização de oficinas para confecção do figurino e discussão sobre a logística da parada.

O mote do desfile de 2011 da Libertação Animal foi: “We as queersagree; Set the Chickens Free”, num apelo pela abolição da criação de galinhas poedeiras em sistema intensivo de gaiolas, uma das grandes questões levantadas pela ONG  na Austrália.

Cerca de 100 pessoas participaram vestidas (ou pintadas) de amarelo, com uma saia de bailarina e um par de asas, representando as galinhas. O desfile foi aberto com o banner da ONG Libertação Animal, Mark Pearson, fundador da LA, seguido pelos outros integrantes  dançavam no chão, ao som de Chicken Dance e Release Me.

Você viu?

Ir para o topo