EnglishEspañolPortuguês

Colégio de MG lança comunidade online em defesa da vida

4 de março de 2011
2 min. de leitura
A-
A+
(da Redação)
Imagem: Divulgação

Unidade Contagem (MG) acaba de lançar um projeto pioneiro, que, ainda em seus primeiros passos, já está envolvendo um grande número de pessoas que se importam com a vida em todas as suasmanifestações. Trata-se da “Plataforma Terráqueos”, uma comunidade de mobilização online, com o propósito de informar, promover e mobilizar pessoas e seus sonhos, atuando em defesa de nossa Casa comum: o planeta Terra.

Idealizada pela diretora do Colégio Santo Agostinho Contagem, Aleluia Heringer Lisboa, a iniciativa, que se aloja no site www.plataformaterraqueos.org.br pretende ser um espaço de informação e, principalmente, de mobilização das pessoas em defesa de causas diversas que dizem respeito aos direitos animais, preservação do meio ambiente e inúmeras outras.

“A palavra ‘plataforma’ nos remete a um lugar ou uma estrutura de apoio que possibilita a projeção ou o lançamento de objetos ou de pessoas. Nesse sentido, a escola é uma plataforma. Ela pode e deve fomentar sonhos, lançar ideias, apoiar projetos, viabilizar ações, mediar e sustentar causas. Como comunidade educativa, abrigamos crianças, jovens e adultos e em cada um residem potencialidades para gerar novas e boas ações. Esta proposta visa mobilizar a Escola, com o seu potencial de transformação e mobilização de pessoas. A plataforma se propõe a criar condições para que o maior número de pessoas possa fazer algo pelo outro ser humano, pelos animais e pelo planetaTerra”, explica Aleluia Heringer.

A primeira iniciativa de mobilização da “Plataforma Terráqueos” é uma petiçãoa ser encaminhada à Prefeita de Contagem, solicitando a implantação da Coleta Seletiva do Lixo em Contagem. Centenas de pessoas já assinaram a petição que ganha, a cada dia, a adesão de um número crescente de participantes.

O mais interessante é que, além de despertar o interesse de alunos e professores, a Plataforma já extrapolou os limites da escola e está envolvendo famílias e amigos da comunidade escolar. Segundo a diretora do Colégio Santo Agostinho unidade Contagem, o objetivo mais profundo é recuperar aconfiança na cultura da ação coletiva, como forma de transformar e interferir na realidade.

“Uma escola tem centenas de jovens e crianças que querem fazer algo, centenas de famílias que conhecem, por sua vez, outras tantas famílias.Temos uma força enorme de mobilização. Um dos princípios da plataforma é a interdependência e a parceria. Temos que nos conectar novamente à teia da vida. De mordomos e administradores da Criação de Deus, passamos a ser os seus algozes”, justifica Aleluia.

Você viu?

Ir para o topo