EnglishEspañolPortuguês

Leopardo raro é flagrado em câmera escondida

3 de março de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Espécie foi avistada no Parque Nacional Berbak, na Sumatra

O felino mais evasivo da natureza foi flagrado em vídeo pela primeira vez, revelando uma pele com um padrão de manchas deslumbrantes (assista a seguir).

Especialistas em conservação da Sociedade Zoológica de Londres (ZSL) conseguiram recentemente uma rara gravação do leopardo nebuloso Sundaland da Sumatra enquanto trabalhavam na ilha. O leopardo foi filmado com uma câmera escondida no Parque Nacional Berbak como parte de um esforço de conservação dos animais e da floresta.

“Esta gravação é mais uma prova da rica fauna encontrada no Parque Nacional Berbak e é mais uma razão pela qual é imprescindível que um plano de conservação seja colocado em prática para a proteção dessas florestas”, afirmou a bióloga Sarah Christie, da Sociedade Zoológica de Londres (ZSL).

A espécie filmada foi batizada de “felino mais novo do mundo”, porque os pesquisadores só perceberam em 2007 que o leopardo nebuloso Sundaland era diferente das outras espécies asiáticas de leopardos nebulosos.

O felino é tão evasivo que pouco se sabe sobre seus hábitos, embora ele pareça se comportar como uma pantera, descansando em árvores e utilizando sua longa cauda para se equilibrar.

No início deste ano, foi confirmado que há na verdade duas subespécies distintas de leopardos nebulosos Sundaland: aqueles que vivem em Bornéu e aqueles que vivem na Sumatra. A criatura é muito mais comum em Bornéu do que na Sumatra, onde existem apenas de 3 mil a 7 mil exemplares, segundo a ZSL.

Fonte: Revista Galileu

Você viu?

Ir para o topo