EnglishEspañolPortuguês

Coordenadora do Bem-estar Animal de Friburgo (RJ) relata o trabalho na tragédia da Região Serrana

3 de março de 2011
4 min. de leitura
A-
A+
Instituto Nina Rosa
[email protected]

Jamais imaginei passar por uma experiência parecida… Assumir a Coordenadoria do Bem Estar Animal, um galpão sem a estrutura necessária para abrigar diversos animais feridos, receber mais de 50 voluntários diariamente de toda a parte do País, e ser aquela que tem que tomar todas as decisões, responder como a responsável por tudo que estiver errado e ainda superar todas as experiências vividas com a dor visível no rosto de cada pessoa e de cada animal atordoado pelas ruas.

Realmente só é possível descrever quem viu a cidade que a gente ama desmoronar como se fosse um castelo de areia num mar de lama.

Escrevo este texto porque, acima de tudo tenho um compromisso com a verdade e a ação correta perante o Universo e os animais. Talvez por isso seja demasiadamente rígida, tanto comigo, como com os outros.  Acreditava que seria melhor dividir a responsabilidade com os voluntários, pois dificilmente uma pessoa sozinha diante daquele cenário teria condições para assumir tantos problemas devido o abalo emocional sofrido.

Recebemos vários grupos de voluntários, entre eles o Projeto Pelo Próximo que foi muito bem recebido, inclusive alguns de seus colaboradores, os escoteiros, dormiram em nossa Coordenadoria sem o menor problema.

A equipe de resgate, assim como os grupos de ajuda às comunidades, receberam todo suporte necessário da coordenadoria para socorrer os animais.

Começamos a receber inúmeras quantidades de doações e conseguimos a ajuda para guardar parte das doações no Sanatório Naval, onde uma das pessoas que tinha livre acesso era o voluntário do grupo Pelo Próximo. Tínhamos também uma pessoa que ficou responsável pela distribuição da ração. Estas doações continuam sendo distribuídas exclusivamente aos tutores de animais que foram realmente vítimas da tragédia.

Havia uma voluntária responsável pela organização da parte burocrática, que o fez brilhantemente. Temos todas as adoções dos animais registradas e devidamente assinadas.  Tivemos a presença do afilhado de nosso Secretário do Meio Ambiente de Nova Friburgo, Leonardo Sandre presidente da ONG Instituto Ecológico Búzios Mata Atlântica (IEBMA) da Armação de Búzios, que realizou  seu trabalho de resgate em áreas de difícil acesso, sendo acompanhado pela filmagem da TV Record.

Todos os animais resgatados foram recebidos e tratados na Coordenadoria pelo grupo de veterinários da UENF, entre outros, também voluntários, e depois doados através da sensibilização causada pela catástrofe. Tanto o caminhão da Marinha do Brasil, como todos os carros disponibilizados pelo Corpo de Bombeiros usados nos resgates, foram conseguidos com ajuda dos que conhecem e acreditam no trabalho que venho realizando à frente desta Coordenadoria, desde janeiro de 2010.

A COOBEA tem como modelo o projeto desenvolvido pela Coordenadoria de Bem Estar Animal de Florianópolis – SC, que consiste em: castração cirúrgica como método de controle populacional, Programa de Educação para conscientizar crianças que os animais são seres sencientes, desenvolver material Educativo Guarda Responsável e Campanhas de Adoção.

Seguindo este modelo, a COOBEA de Nova Friburgo não tem como objetivo criar um Canil Público e sim dar continuidade ao seu projeto inicial, criando uma Clínica Veterinária que realizará esterilização (castração) gratuita para atender à população de baixa renda e atendimentos médico- veterinários,.(Não é porque a pessoa não tem renda que ela ama menos seu animal). Lembramos que abrigar animais na sede da COOBEA foi uma ação emergencial devido à tragédia que atingiu toda a cidade.

Após a fase crítica, a Coordenadoria está trabalhando com o apoio das comunidades dos bairros e começou a desenvolver trabalho de campo suprindo as necessidades básicas dos animais.

Num segundo momento, a COOBEA, por determinação do Conselho Regional de Medicina Veterinária, determinou a necessidade de um veterinário responsável vinculado a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo. A Prefeitura Municipal de Nova Friburgo está provdenciando um clínico para realizar os atendimentos. Atualmente estes estão sendo realizados por Clínicas Veterinárias particulares em parceria com a ONG UNIVIDA.

Vale ressaltar que estiveram “presos” na Coordenadoria, por engano, animais comunitários saudáveis, que sempre viveram soltos, tendo uma ou várias pessoas responsáveis zelando pelo seu bem estar. Estes animais foram libertados e devolvidos aos seus locais de origem e estão sendo cuidados pelos seus tutores comuntários.

Dedico minha vida à defesa dos direitos dos animais e através desta Coordenadoria tive oportunidade de viabilizar vários projetos, que em menos de dois anos de trabalho projetaram Nova Friburgo como exemplo em desenvolvimento de políticas públicas de proteção e bem estar animal.

Gratidão a todos estiveram juntos unicamente pelo bem dos animais,

Carla Freire – coordenadora COOBEA

Você viu?

Ir para o topo