EnglishEspañolPortuguês

Direção do Hovet da USP responde à denúncia de internauta

2 de março de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Adriana Cruz  (assessora de imprensa da USP)
[email protected]

Publicamos aqui a resposta do professor Luis Claudio Lopes Correia da Silva, diretor do Hovet da USP à denúncia feita por internautas à Ouvidoria da Universidade e veiculada na ANDA sobre eutanásia em animais abandonados.

Prezada Ouvidora da Universidade de São Paulo

Após leitura do relato faço a seguir breves considerações:

1. Quanto ao fato ou mesmo sua veracidade, informo que desconheço o relato apresentado, não havendo qualquer registro de animal abandonado  no Hospital Veterinário nessa data.

2. Os funcionários do Hospital Veterinário não estão orientados ou autorizados a dar ou informar destino de animais abandonados, mesmo porque não há procedimento padrão nesses casos, uma vez que não é de responsabilidade do Hospital Veterinário seu abrigo ou destino.

3. O Hospital Veterinário presta serviço de atendimento médico-veterinário à comunidade, em horários pré-determinados, dentro  de sua capacidade, dando apoio às atividades de ensino e pesquisa,  sempre acompanhado de responsável, e diariamente há dispensa de casos,  uma vez que não há como atender à demanda.

4. Animais abandonados no município de São Paulo é questão de saúde pública e de responsabilidade da prefeitura de São Paulo, que infelizmente não assume a parte que lhe cabe, transferindo-a à  população.
Mais de uma vez entrei em contato com o Centro de Controle de Zoonoses  e fui informado que não recolheriam animais abandonados na USP.

5. Como parece não haver quem se responsabilize, esses animais, infelizmente, perambulam pela cidade ou pelo campus, quando podem,  sendo eventualmente adotados por alguém que tem compaixão e condições  de tratá-lo e adotá-lo, como alunos e funcionários da própria FMVZ,  sem que os mesmos passem por quarentena, exame veterinário, avaliação comportamental e manejo sanitário apropriado antes que possam ser inseridos em um lar sem risco à população.

6. A FMVZ, através do HOVET, em convênio recentemente  firmado com a COCESP, dará todo apoio necessário ao Programa de Saúde  Animal desenvolvido por aquela Coordenadoria.

att,

Luis Claudio Lopes Correia da Silva
Diretor do Hospital Veterinário
Prof. Associado do Depto de Cirurgia FMVZ/USP

Você viu?

Ir para o topo