EnglishEspañolPortuguês

Mais pavões são encontrados mortos na Índia

28 de fevereiro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Por Camila Arvoredo  (da Redação)

Créditos foto: “TheLipstick blog”

Além da crescente preocupação referente ao período de caça de pavões em Rajasthan, na Índia, ao menos mais sete aves foram encontradas mortas em Ajmer, bairro da cidade de Bhaghera, afirmou o indiano “The Sify”.

Os pavões mortos foram encontrados na noite de quinta-feira (24), numa fazenda, com grãos úmidos ao redor de seus corpos.

A polícia disse no sábado que eles suspeitam que os grãos estivessem envenenados.

Os habitantes da vila informaram as autoridades do distrito e a polícia local. As carcaças foram levadas para a cidade de Kekari para autópsia.

As últimas mortes aproximaram-se do período em que vários incidentes de caça foram reportados ao “Centro Nacional de Proteção Indiano”.

Ativistas dos direitos dos animais alegam que ao menos 10 pássaros são mortos por dia.

Algumas organizações não governamentais escreveram cartas aos Primeiro Ministro Ashok Gehlot expressando as suas preocupações relativas à caça de pavões, implorando para que o governo tome precauções a respeito.

Ativistas alegam que nas últimas duas semanas, ao redor de 250 pavões foram caçados ou envenenados, sendo que 20 destes incidentes ocorreram nas cidades de Bikaner, Nagaur, Sikar, Chittorgarh e Bundi.

“Pavões são mortos por suas penas ou pela sua carne. O óleo também é apreciado. Fazendeiros também envenenam os pavões para proteger seus campos”, disse Babulal Jaju, chefe da organização “People Animal”, uma ONG.

Ele ainda adicionou que os pavões são protegidos pelo Código I e pelo “Ato de Proteção da Vida Selvagem” de 1972 e que os caçadores podem conseguir sete anos de prisão e são sujeitos a pagamento de fiança do valor de 50.000 rúpias.

“Apesar disso, as mortes de pavões continuam a se produzir em todo o país”, disse Jaju.

“Em nossa carta ao Primeiro Ministro, nós assinalamos a posição indiferente que o estado vem adotando. Nós pedimos que uma ação seja feita e que a administração florestal e os oficiais de polícia da área sejam assinalados”, disse Jaju.

Você viu?

Ir para o topo