EnglishEspañolPortuguês

Animais adultos têm mais dificuldade em conseguir um lar

28 de fevereiro de 2011
1 min. de leitura
A-
A+
A cadelinha Carola está pronta para ser adotada (Foto: ONG Cãopaixão)

Quando alguém decide adotar um animal, a grande maioria logo pensa em filhotes. Em Ribeirão Preto, SP, as ONGs de proteção animal e o Centro de Controle de Zoonoses resgatam muitos animais adultos que foram abandonados e os colocam para adoção.

A ONG Cãopaixão realiza uma feira de adoção de animais resgatados todos os meses. Uma das fundadoras da ONG, Natalia Lopes, fala da preferência por filhotes. “Muitas pessoas preferem adotar um filhote pois pensam que será mais fácil educá-los ou que serão mais dóceis, mas eles são como bebês, podem chorar e passar por uma fase destruidora que requer do responsável boa dose de paciência”, diz.

Ela conta as vantagens em acolher um animal adulto. “Primeiramente, se está dando chance a um animal com menor probabilidade de um lar, justamente porque a maioria das pessoas tem preferência por filhotes. Além disso, já se sabe ao certo o seu porte e temperamento, ele é mais independente e já passou pela fase destruidora.”

Segundo ela, há alguns mitos a respeito dos adultos. “Está enganado quem pensa que um animal adulto ou em idade avançada não pode se adaptar a uma nova família, novas condições ou não irá aprender. Muito dependerá de como os adotantes conduzirão o novo acolhido”, afirma. “Toda adoção é maravilhosa, mas temos que mostrar que adotar um animal adulto pode ser tão maravilhoso quanto um filhote.”

Com informações do Ribeirão Preto Online

Você viu?

Ir para o topo