EnglishEspañolPortuguês

Pássaros que eram mantidos em cativeiro serão soltos na natureza

26 de fevereiro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Por meio de uma denúncia anônima, uma guarnição policial militar pertencente ao Pelotão de Meio Ambiente de Alta Floresta, compareceu a cidade de Santa Luzia do Oeste (RO), onde segundo informações, alguns pássaros estariam sendo mantidos em cativeiro.

A operação começou na manhã da última quarta-feira (23) e mais de vinte pássaros silvestres foram apreendidos. Segundo o sargento Lucas Simão de Souza a denúncia teria sido feita dois dias antes da operação.

Ao chegar na cidade polícia constatou que várias residências mantinham pássaros em cativeiro e o destino deles após a operação é que serão soltos a natureza e as gaiolas quebradas. De acordo com os militares, eles foram até uma casa, que fica no centro da cidade.

No local foram encontrados quatro curiós e dois periquitos. O dono, não tinha autorização para criar as aves e os pássaros agora terão um novo destino.

A operação ganhou proporção na cidade e mais pássaros foram apreendidos, chegando a um número bastante elevado, onde vinte e seis gaiolas e dois alçapões também foram apreendidos. Os pássaros estavam em boas condições físicas.

O sargento disse que a princípio dois curiós serão levados para um viveiro voluntário, podendo de imediato não conseguir sobreviver sozinhos na natureza, por já estarem domesticados. A base da polícia ambiental fica na cidade de Alta Floresta do Oeste e atende todos os municípios da zona da mata.

Na operação seis pessoas foram detidas e conduzidas à delegacia de Santa Luzia. A pena para quem comete esse tipo de crime é de seis meses a um ano de prisão e multa.

Nessa operação foram apreendidos 22 curiós, uma cigarrinha e dois periquitos, a operação deve continuar nos próximos dias. O sargento finalizou pedindo que a população colabore denunciando esse tipo de crime, podendo ligar para o 190 de sua cidade, que posteriormente entra em contato com a polícia ambiental.

Fonte: Central de Notícias RO

Você viu?

Ir para o topo