EnglishEspañolPortuguês

Gavião raro é fotografado sobrevoando o Parque Municipal de Maceió (AL)

26 de fevereiro de 2011
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Sérgio Leal

No último dia 22, o observador de aves, Sérgio Leal, conseguiu fotografar uma das aves mais ameaçadas e raras do país, o Gavião-de-pescoço-branco (Leptodon forbesi -Swann, 1922), durante suas andanças pelo Parque Municipal de Maceió (AL) em busca de imagens fotográficas das espécies de aves ali existentes.

Esta espécie rara de gavião é endêmica, ocorrendo apenas nas áreas reduzidas de Mata Atlântica dos estados de Alagoas e Pernambuco, por isso está ameaçada de extinção na categoria “criticamente em perigo” na lista da Birdlife International (2004).

Os últimos registros para Alagoas se resumiam à Estação Ecológica de Murici. Porém, dois indivíduos foram vistos na manhã do dia 22 de fevereiro, sobrevoando as matas do Parque Municipal o que pode indicar uma ampliação da distribuição da espécie no estado.

Segundo Sérgio Leal, os dois indivíduos estavam acompanhando um grupo de aproximadamente 15 urubus, “essa é uma estratégia adotada por algumas espécies de gavião com o intuito de enganar a presa”, explica o observador.

Recentemente outra espécie rara de gavião também foi fotografada por Sérgio no Parque Municipal: trata-se do Gavião-pega-macaco Spizaetus tyrannus (Wied, 1820). “O registro de espécies como o Gavião-pega-macaco e o Gavião-de-pescoço-branco demonstra o altíssimo grau de importância do parque enquanto reduto da vida silvestre em Maceió”, ressaltou o observador.

Além de ter essas espécies raras, é possível encontrar, no Parque Municipal de Maceió, aves ameaçadas como o Sete-cores (Tangara fastuosa (Lesson, 1831)), o Pica-pau-anão-dourado (Picumnus exilis pernambucensis (Zimmer, 1947)) e o Udu-de-coroa-azul-do-nordeste (momotus momota marcgraviana(Pinto & Camargo, 1961)).

Fonte: Primeira Edição

Você viu?

Ir para o topo