EnglishEspañolPortuguês

Extermínio de animais para "limpeza" antes do carnaval foi discutido na Assembleia do Ceará

24 de fevereiro de 2011
1 min. de leitura
A-
A+

O extermínio de cães e gatos no Interior do Ceará, que ocorre todos os anos antes do Carnaval, foi debatido nesta quarta-feira, 23, pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido da Assembleia Legislativa.

A presidente da União Internacional Protetora dos Animais (Uipa), Geúza Leitão, defendeu que somente os animais doentes devem ser eutanasiados com o emprego de anestesia, e para isso, sugeriu que sejam criados mais Centros de Controle de Zoonoses. Segundo ela, atualmente existe uma prática de exterminar os animais com o objetivo de “limpar” a cidade para que os foliões não se sintam incomodados.

O representante do Conselho Regional de Medicina Veterinária, José Maria dos Santos, sugeriu que medidas como campanhas para ensinar como cuidar dos animais, projetos de controle da natalidade e a adoção de cães e gatos, são algumas das ações que devem ser feitas para que não haja maus tratos e extermínio

A Lei de Crimes Ambientais (nº 9.605, artigo 32) estabelece pena de detenção e multa para quem abusar, maltratar, ferir ou mutilar animais de qualquer espécie. A Uipa requer na audiência a participação de autoridades locais, especialmente o Ministério Público do Estado (MPE), além de lideranças do Interior, responsáveis por coibir tais práticas.

Fonte: O Povo Online

Nota da Redação: Animais doentes merecem tratamento e não a morte. Que a medida do extermínio seja completamente abolida e relação a todos os animais e não somente aos saudáveis.

Você viu?

Ir para o topo