Extermínio de animais para "limpeza" antes do carnaval foi discutido na Assembleia do Ceará


O extermínio de cães e gatos no Interior do Ceará, que ocorre todos os anos antes do Carnaval, foi debatido nesta quarta-feira, 23, pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido da Assembleia Legislativa.

A presidente da União Internacional Protetora dos Animais (Uipa), Geúza Leitão, defendeu que somente os animais doentes devem ser eutanasiados com o emprego de anestesia, e para isso, sugeriu que sejam criados mais Centros de Controle de Zoonoses. Segundo ela, atualmente existe uma prática de exterminar os animais com o objetivo de “limpar” a cidade para que os foliões não se sintam incomodados.

O representante do Conselho Regional de Medicina Veterinária, José Maria dos Santos, sugeriu que medidas como campanhas para ensinar como cuidar dos animais, projetos de controle da natalidade e a adoção de cães e gatos, são algumas das ações que devem ser feitas para que não haja maus tratos e extermínio

A Lei de Crimes Ambientais (nº 9.605, artigo 32) estabelece pena de detenção e multa para quem abusar, maltratar, ferir ou mutilar animais de qualquer espécie. A Uipa requer na audiência a participação de autoridades locais, especialmente o Ministério Público do Estado (MPE), além de lideranças do Interior, responsáveis por coibir tais práticas.

Fonte: O Povo Online

Nota da Redação: Animais doentes merecem tratamento e não a morte. Que a medida do extermínio seja completamente abolida e relação a todos os animais e não somente aos saudáveis.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

SEGUNDA CHANCE

INSPIRAÇÃO

DESCARTE IRRESPONSÁVEL

BOA AÇÃO

CHINA

HEROÍNA

FINAL FELIZ

PAUTA EMERGENCIAL


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>