EnglishEspañolPortuguês

Caçadores abandonam viatura com animais assassinados em parque de Angola

23 de fevereiro de 2011
1 min. de leitura
A-
A+

A Polícia Nacional de Luanda (Angola) está efetuando buscas para a detenção dos cidadãos que abandonaram, na calada da noite de sexta-feira, uma viatura com animais diversos assassinados com arma de fogo do tipo AKM no Parque Nacional da Kissama, província do Bengo, durante uma operação realizada por fiscais daquela área de conservação.

Segundo um dos responsáveis da operação, Augusto Gabriel, na viatura foram encontrados, além dos animais, documentos pessoais do seu proprietário, uma prova que vai facilitar a detenção do criminoso, que poderá responder em tribunal.

“A situação no parque está controlada e a Polícia Nacional já está trabalhando para a detenção dos indivíduos que mataram nove animais, entre gulungos (veados) e bambis”, afirmou Augusto Gabriel em declarações hoje à Angop.

Entre estes animais, acrescentou, muitas eram fêmeas prenhas.

Segundo a fonte, os caçadores, que se puseram em fuga depois da emboscada dos fiscais, eram provenientes da província de Luanda.

Apesar da perda das espécies, Augusto Gabriel assegurou que continuam vigilantes para a preservação da biodiversidade do Parque Nacional da Kissama, com mais de um milhão de hectares.

Por seu turno, o diretor do Parque Nacional da Kissama, Roland Goetz, lamentou o fato e referiu que esforços continuam a ser empreendidos junto do Ministério do Ambiente e parceiros para o aumento do número de fiscais, para uma melhor patrulha na área.

“Temos apenas 14 fiscais e o parque é bastante grande para um número tão reduzido de quadros”, disse o responsável.

Fora da área especial de proteção esta foi a primeira ação realizada por caçadores furtivos no Parque Nacional da Kissama.

Fonte: Angola Press

Você viu?

Ir para o topo