EnglishEspañolPortuguês

Empresa chinesa é alvo de protestos por torturar ursos para a comercialização de bile

22 de fevereiro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Por Vanessa Perez  (da Redação)

Foto: Claro Cortes Iv/Reuters

Uma empresa chinesa que extrai bile de ursos em cativeiro para utilizar em medicamentos convencionais, provocou furor na internet sendo acusada, por blogueiros, de crueldade contra animais quando surgiu a notícia de que entrariam no mercado de ações.

A Guizhentang Pharmaceuticals Organization, que extrai a bile de Ursos Negros Asiáticos em cativeiro, abordou as autoridades da província de Fujian, para criar uma oferta pública inicial, disse um funcionário à Reuters recentemente.

Foto: Reprodução/The Standard

A bile retirada das bexigas dos ursos é utilizada em alguns medicamentos chineses que prometem curar doenças nos olhos e no fígado.

O procedimento legal e regulamentada na China, exige a “ordenha” em incisões abertas na barriga dos Ursos e causa “sofrimento físico e psicológico” para milhares de ursos na China “, disse uma ativista do grupo Animals Asia em uma declaração que desencadeou a ira online.

Os internautas chineses têm lotado as páginas da IPO – Guizhentang, que teve que ser bloqueada, por estarem cheias de micro-blogs com sua desaprovação.

“Isso pode ser uma desgraça”, disse uma pessoa sobre a torrente de comentários no conhecido site chinês Sina de micro-blogging. “Se esse tipo de empresa vier a ser listado, não deveria apenas dizer ao público que o método para obter lucros é através do comportamento cruel e desprezível?”
Um comentário adicional, disse: “Todos os homens e mulheres com consciência precisam, a partir de hoje, boicotar a Guizhentang Pharmaceuticals”.

Um relações públicas da Guizhentang não quis comentar sobre eventuais planos de listagem ou sobre a cruel extração de bile de urso.

O Web site do negócio não dá detalhes sobre a IPO, mas diz que possui o maior negócio na reprodução de urso preto no Sul da China, com cerca de 400 ursos e planos de expansão para 1200 dos animais, apelidado de Ursos Lua por conta da crescente marcação em seu peito .

Ele também disse que a empresa utiliza os maiores “métodos avançados e civilizados” do mundo para extrair a bile, não precisando de tubos.

Um funcionário do gabinete de Fujian, China Securities Regulatory Commission, disse à Reuters que tinha recebido um pedido de abertura de capital da empresa e estava sob avaliação. O funcionário, de sobrenome Su, não iria fazer mais comentários.

Animals Asia disse que foi encorajado pela resposta do público.

“Esta é uma das primeiras vezes que vemos vários Chineses falarem contra a indústria”, disse Zhang Xiaohai, diretor de assuntos externos da Animals Asia em Pequim, à Reuters.

“Temos lutado contra este problema e agora a chamada está vindo da sociedade chinesa. Eu acho que pode ser muito encorajador.”

Você viu?

Ir para o topo