EnglishEspañolPortuguês

Tonto maior

18 de fevereiro de 2011
1 min. de leitura
A-
A+

Você pode gostar ou não de Carnaval. (Eu não quero nem saber). Mas o que a escola de samba Tom Maior está querendo fazer no carnaval de São Paulo deste ano ultrapassa o conceito de gosto. Eles estão avisando que vão cometer um crime.

A Tom Maior anunciou que vai levar uma jaguatirica numa gaiola para desfilar com eles. E também um segundo animal – uma suçuarana ou um lagarto. Segundo a matéria do Estado de São Paulo, o ilustre presidente da agremiação, Marko Antonio da Silva avisou que pretende pisar na lei e chutar a Constituição para escanteio. Perguntado se vai cumprir a obrigação de pedir autorização do IBAMA para desfilar com animais ameaçados de extinção, o carnavalesco soltou a seguinte frase: “A ideia é não falar, porque eles não vão autorizar e vão estragar nosso feito”.

O “feito” da Tom Maior é submeter animais a níveis radicais de barulho e stress. Veterinários consultados pela reportagem classificaram a exposição dos animais no inferno sonoro de um desfile de escola de samba “absurdo”. E já avisou: eles podem morrer de stress em pleno Sambódromo.

Mas o senhor Marko Antonio da Silva não está muito interessado nessa parte da história. Ele quer botar dois animais selvagens na comissão de frente para “fazer uma brincadeira e passar a mensagem da preservação”. Não importa o que este senhor entenda por “brincadeira” e por “preservação”. Ele está avisando que vai praticar um ato criminoso, cruel e estúpido em público. O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva já anunciou que pretende desfilar na Tom Maior este ano.

Este é o ponto a que chegamos.

Você viu?

Ir para o topo