EnglishEspañolPortuguês

Paul Watson desconfia da suspensão da caça às baleias pelos japoneses na Antártida

17 de fevereiro de 2011
3 min. de leitura
A-
A+
Imagem: Reprodução Sea Shepherd

O governo japonês anunciou ontem que suspendeu antecipadamente a temporada de caça às baleias no Oceano Antártico, devido à intervenção da Sea Shepherd Conservation Society.

O Capitão Paul Watson, fundador da Sea Shepherd respondeu algumas perguntas acerca da suspensão e também sobre a atual campanha no Oceano Austral denominada Operação Sem Conciliação (Operation No Compromise).

1. A agência de pescas japonesa diz que a caça às baleias foi suspensa. Você confia neles? Por favor, esclareça o que eles querem dizer com “suspensão”?

Eu não confio neles, por isso vamos permanecer no Oceano Austral, com a frota baleeira, até à sua saída. Eles não disseram se a suspensão será permanente, pelo resto da temporada, ou por algumas semanas ou dias.

2. Desde o anúncio, como aparenta estar o Oceano Antártico? Eles se retiraram?

O Nisshin Maru # 2 (navio-fábrica) estava se dirigindo a toda velocidade para leste, a 14,5 nós. Estão a 2.000 milhas leste da área de caça e estavam entrando na Passagem de Drake perto do Cabo Horn, na ponta sul da América do Sul. Esta manhã, mudaram abruptamente o curso, de volta à oeste, voltando para o lugar de onde vieram. O Bob Barker, está os seguindo. O Steve Irwin e o Gojira estão a 2000 milhas oeste no mar de Ross, onde os três barcos arpão estão esperando o navio-fábrica.

3. Você pode nos dar alguma atualização sobre a Operação Sem Conciliação?

Até agora, tem sido um enorme sucesso. Conseguimos que eles deixassem de caçar 90 por cento da quota prevista para esta época. Eles não mataram muitas baleias e eles não vão matar mais.

4. OSC é a sétima missão para o Oceano Antártico. Como compara esta expedição às expedições anteriores?

Todos os anos nós vamos para lá mais fortes e os baleeiros vão mais fracos. Cada ano nos equipamos melhor.

5. Além do Steve Irwin e Bob Barker, você adicionou o Gojira à frota. Pode nos falar sobre o Gojira e como ele tem sido usado na campanha?

O Gojira é um navio interceptor excelente. Ele localizou o navio de reabastecimento e o Nisshin Maru. É mais rápido que os navios arpão e foi capaz de nos ajudar a despistar os navios arpão que perseguiam o Bob Barker e o Steve Irwin.

6. Como podem os leitores veganos apoiar o SSCS ?

Podem contatar-nos no nosso site www.seashepherd.org

A frota do Sea Shepherd :

Imagem: Reprodução Sea Shepherd
Imagem: Reprodução Sea Shepherd
Imagem: Reprodução Sea Shepherd

Fonte: The Thinking Vegan

Você viu?

Ir para o topo