EnglishEspañolPortuguês

O discurso ousado de Walter Bond durante julgamento por incendios da ALF

14 de fevereiro de 2011
4 min. de leitura
A-
A+

Walter Bond, 34, pegou 5 anos de prisão, a pena mínima pela lei, por destruir três instalações que abusavam de animais, a Sheepskin Factory (Denver), Tandy Leather Factory (Salt Lake City) e Tiburon Fine Dining (nas proximidades de Salt Lake). Ele deu um testemunho desafiador na corte, dizendo que se orgulha de agir pela Animal Liberation Front e que “foi a coisa mais poderose que já fiz”.

A sentença de cinco anos foi apenas pelo incêndio na Sheepskin Factory, uma empresa de couro de carneiros. As outras duas acusações são pela empresa Tandy de couros e a churrascaria Tiburon, cuja especialidade é pedaços de renas da Nova Zelândia e de cordeiros (filhotes de ovelha) da Austrália. Se for condenado por incendiá-las (sem ferir ninguém), cabe ao juíz decidir se Walter cumprirá as penas ao mesmo tempo, ou uma após a outra, adicionando mais 5 anos no mínimo à pena total.

Antes da sentença, Walter fez um discurso ousado e fulminante, em que disse de olhos erguidos: “não me arrependo de nada que fiz” e “a ALF é a resposta [para a exploração de animais]”. Seu testemunho completo segue abaixo:

Estou aqui hoje porque incendiei a Sheepskin Factory em Glendale, CO, uma empresa que vende casacos e peles de animais mortos. Eu sei que muitas pessoas acham que eu deveria sentir remorso pelo que fiz. Acredito que esse é o momento em que espera-se que eu me ajoelhe e implore por misericórdia. Garanto que se fosse isso que eu sentisse, eu o faria. Porém, não estou arrependido de nada que fiz. Nem estou intimidado pela autoridade dessa corte. Porque todo sistema de leis que avalia os direitos do opressor acima do oprimido pisoteado é um sistema injusto. E apesar de essa corte ter um poder real, questiono sua moralidade. Duvido que a corte esteja interessada nas precauções que tomei para não ferir nenhuma pessoa ou passeunte e menos interessada ainda nas vidas miseráveis que aquelas ovelhas, vacas e minks precisaram suportar, até a morte, para que o comércio do colorado pudesse se beneficiar de seu confinamento, escravidão e assassinato.

Obviamente, os donos e empregados da Sheepskin Factory não se importam também, ou não estariam envolvidos em um comércio de sangue tão sinistro e macabro. Logo, não vou gastar meu fôlego onde cairá sobre ouvidos surdos. É por isso que parti para ações diretas ilegais para começar, porque vocês não se importam. Não faz diferença o quanto nós, ativistas pelos direitos animais, tentamos dialogar e usar da razão com vocês, vocês não se importam. Bem, sr. Livaditis (dono da Sheepskin Factory), não me importo com você. Não existe um solo comum entre gente como eu e você. Eu quero que você saiba que não importa a sentença dessa corte, você não ganhou nada! A prisão não é um grande incômodo para mim. Numa sociedade que valoriza o dinheiro acima da vida, considero uma honra ser prisioneiro de guerra, a guerra contra escravidão entre espécies e objetificação! Também quero que você saiba que eu nunca pagarei a você um dólar sequer, nem um! Espero que seu negócio caia e você asfixie até a morte sobre cada centavo que ganhou com o assassinato de animais! Espero que você asfixie e queime no inferno!

Para meus apoiadores, gostaria de dizer obrigada por estarem atrás de mim mostrando a essa corte e esses exploradores de animais que ajudamos uns aos outros e que nós, como movimento, não vamos nos desculpar por termos um senso de urgência. Nós não vamos por o interesse comercial acima da sensibilidade! E nós nunca vamos parar de educar e agitar e confrontar os responsáveis pela morte de nossa Mãe Terra e suas Nações Animais. Meus irmãos e minhas irmãs veganos, nossas vidas não são nossas. Egoísmo é o caminho para os gulosos, pervertidos e provedores de injustiça. Tem sido dito que tudo o que custa para o mal prevalecer é as pessoas de bem não fazerem nada. De forma equivalente, tudo o que custa para acabar com a escravidão, uso, abuso e morte de animais não humanos é a decisão de lutar por eles!

Faça o que você pode, faça o que você precisa, sejam guerreiros veganos e verdadeiros defensores dos animais e nunca aceite seu assassinato e opressores. A Animal Liberation Front é a resposta. Dificilmente existiu um movimento tão poderoso e internacionalmente efetivo na história humana. Você pode se unir à ALF mas você pode se tornar a ALF. E a coisa mais poderosa da qual mais me orgulho de ter feito. Quando você deixar esse prédio de tribunais hoje, não fique consternado por meu encarceramento. Toda a ferocidade e amor em meu coração permanecem vivos. Toda vez que alguém libertar um animal e esmagar sua gaiola, eles vivem! Toda vez que um ativista se recusar a ajoelhar perante as leis e prteger assassinatos, eles vivem! E eles vivem cada vez que a noite se ilumina com mais uma empresa de exploração virando ruínas.

Essa é uma honra de todos vocês, estou pronto para a prisão.

Fonte: Voice of the Voiceless

Você viu?

Ir para o topo