EnglishEspañolPortuguês

Universidade constrói o primeiro Hospital Veterinário de Porto Velho (RO)

13 de fevereiro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+
O maior hospital veterinário de Rondônia, o primeiro de Porto Velho e um dos mais bem equipados do Brasil, entrará em funcionamento dentro de alguns meses no Campus da FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho. A moderna estrutura, erguida no estilo neoclássico sob a responsabilidade técnica do arquiteto Oswaldo Canizares, já se encontra em fase final de construção. Com 2.500 metros quadrados de área construída, a unidade será dotada de quatro salas de atendimento, sendo duas para animais de grande porte e duas para pequenos animais.

O prédio será dividido em seis blocos: clínica de pequenos animais e silvestres, centro cirúrgico, internamento para grandes animais, apoio ao diagnóstico (incluindo laboratório de Patologia Clínica, Radiologia e Ultrasonografia), internamento para pequenos animais e um bloco de laboratórios especializados (Microbiologia, Parasitologia e Reprodução Animal).

O Hospital Veterinário da FIMCA, com 50 salas de aula, contará ainda com um anexo destinado ao funcionamento do laboratório de Patologia Animal e Técnicas de Necropsia e uma clínica para exame clínico de grandes animais. No complexo hospitalar, os acadêmicos terão acesso a um auditório equipado com circuito interno de televisão e vídeo conferência para que possam assistir e acompanhar as cirurgias em tempo real.

De acordo com o diretor geral da FIMCA, Dr. Aparício Carvalho, todas as dependências do hospital foram meticulosamente planejadas, após ampla pesquisa sobre o que há de mais moderno nos congêneres em funcionamento no Brasil e no mundo, a fim de oferecer as melhores condições de ensino-aprendizagem aos professores e acadêmicos da instituição e dar o melhor atendimento possível aos animais de grande e pequeno portes que serão tratados na unidade.

“Embora destinado, em princípio, ao ensino dos estudantes de graduação e dos cursos de pós-graduação da faculdade, o hospital acabará se tornando um grande prestador de serviços à comunidade, pois vamos oferecer todos os serviços de atendimento e tratamento de emergência aos animais. Esses serviços têm uma expressiva demanda reprimida hoje, em Porto Velho. Atualmente, por exemplo, os tutores de animais atropelados e que necessitam de cirurgias que exigem radiografias ou colaboração do banco de ossos, não conseguem tratamento de qualidade aqui, o que virá a ocorrer com a inauguração do nosso hospital. É um investimento caríssimo, mas que reflete o grau do nosso compromisso com a qualidade da educação que oferecemos e o desenvolvimento de Rondônia”, destaca o diretor.

Fonte: O Nortão

Você viu?

Ir para o topo