EnglishEspañolPortuguês

Espécie canina se divide em duas na Etiópia

13 de fevereiro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+
Estudos genéticos mostraram que lobo-cinzento e chacal-dourado são duas espécies diferentes, embora extremamente parecidos
Dupla de lobos-cinzentos: genética mostra que animal é uma espécie separada do chacal dourado. Foto: The New York Times

As áreas montanhosas etíopes são lar para duas espécies caninas incrivelmente parecidas, o lobo-cinzento e o chacal-dourado, segundo um novo estudo na revista “PLoS One”. Até hoje, imaginava-se que os dois animais de médio porte fossem a mesma espécie.

Na década de 1880, o biólogo inglês Thomas Huxley suspeitou que houvesse um lobo morando na região, mas na época não tinha como investigar isso.

“Isso mostra o progresso das técnicas genéticas modernas para compreender a ecologia”, disse Nils Stenseth, biólogo evolucionista da Universidade de Oslo e um dos autores do estudo.

Ele e seus colegas da Universidade de Oxford, na Inglaterra, e da Universidade de Addis Ababa, na Etiópia, analisaram amostras de fezes e compararam informações com dados armazenados no GenBank, um acervo de todas as sequências de DNA publicamente disponíveis mantido pelo Instituto Nacional da Saúde.

“Ficamos realmente surpresos ao ver que aquilo era DNA de lobo, e inicialmente deduzimos que havia algo errado”, afirmou Stenseth.

O lobo é reservado e difícil de localizar. Como se conhece muito pouco sobre a ecologia da espécie, serão necessários estudos adicionais para entender qual a atual situação de vida do lobo.

“O que queremos agora é ir a campo e conduzir uma avaliação muito mais detalhada da população de lobos”, que pode ser uma espécie em extinção, disse Stenseth. “Está claro que se trata de uma população pequena, pois há muitos biólogos trabalhando na área e, se fosse grande, ela já seria uma espécie bastante conhecida”.

Fonte: IG

Você viu?

Ir para o topo