EnglishEspañolPortuguês

Veterinários da UENF são exemplo de dedicação aos animais vítimas da tragédia

12 de fevereiro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+
Como já foi amplamente divulgado pela mídia, a tragédia do dia 12 também afetou centenas de animais da cidade, seja por falecimento de seus tutores, por abandono ou perda de seu habitat natural. O drama dos bichinhos sensibilizou pessoas de várias partes do país, entre profissionais especializados e cidadãos que atuam em prol do bem-estar animal. Prova disso foi o expressivo número de voluntários que desembarcaram na cidade para auxiliar no atendimento aos animais resgatados.

Uma das ações que merece destaque é o trabalho de um grupo de médicos veterinários da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), que desde o último dia 13 está no município. Trabalhando em parceria com a Coordenadoria de Bem-Estar Animal de Nova Friburgo (Coobea) e o Instituto Univida de Proteção Animal, os veterinários não estão poupando esforços nos cuidados com os animais resgatados. Muitos deles chegaram à sede da Coobea debilitados e necessitando de cuidados emergenciais. Vale destacar que a equipe de veterinários também atuou junto aos profissionais do Instituto Ecológico Búzios Mata Atlântica (IEBMA), responsáveis pelas incursões a campo em áreas de risco, onde realizavam a captura dos animais, com apoio da Marinha do Brasil.

Mais de 200 animais resgatados

Após o resgate e o encaminhamento à Coobea, os animais passavam por uma triagem e um atendimento emergencial, feito pelos veterinários da Uenf. Em diversos casos foram necessárias cirurgias de emergência e, após a completa recuperação dos animais, estes eram encaminhados para o setor de adoção.

Sem donos, perdidos ou abandonados, cães e gatos foram resgatados e cuidados por veterinários da Uenf. Foto: AVA/ Reprodução

Até o início da semana, mais de 200 animais já haviam passado pelo local, entre cães, gatos, coelhos, chinchilas e hamsters, além de corujas e outras aves. Muitos deles já foram adotados ou devolvidos ao seu habitat natural, porém, outros ainda encontram-se na sede da coordenadoria, à espera de um novo lar. Todos já estão devidamente vacinados, vermifugados e castrados.

Os voluntários da Uenf se despedem da cidade na próxima terça-feira, 15, com o sentimento de dever cumprido. Integrada por especialistas em anestesiologia, a equipe é formada pelos veterinários Gabriel Barbosa, Daniel Faustino, Kenas Aguiar, Maurício Portes e Sebastián Bustamante. A coordenação está a cargo do médico veterinário Felipp Silveira. O grupo agradece a hospitalidade e receptividade de todos que, de uma forma ou outra, contribuíram para esta ação conjunta em prol dos animais abandonados.

Fonte: AVA

Você viu?

Ir para o topo