EnglishEspañolPortuguês

Cachorro surdo aprende a compreender linguagem de sinais nos EUA

10 de fevereiro de 2011
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução/Extra

Um cachorro que não conseguia ouvir aprendeu a entender a linguagem de sinais, graças à ajuda de prisioneiros americanos, e ganhou um novo lar: uma escola para surdos nos EUA.

Os detentos de uma prisão no estado americano de Missouri treinaram Sparky, um cão da raça dachshund, e pediram que uma escola de surdos da região o adotasse. Hoje, Sparky convive com os jovens estudantes do colégio Fulton, que continuam a ensiná-lo. O cãozinho de um ano de idade já sabe os sinais que significam “não”, “sentar”, “deite” “fique” “pare” e “role”.

O treinamento de Sparky durou oito semanas e faz parte de um programa desenvolvido em prisões do Missouri, no qual prisioneiros treinam animais que têm problemas de comportamento ou outros que poderiam dificultar uma adoção. “O programa ajuda a salvar cães que poderiam ter como fim a eutanásia, além de dar aos prisioneiros uma atividade construtiva”, diz Tina Holland, coordenadora de atividades da prisão de Licking.

A superintendente da escola, Barbara Garrison, conta que Sparky muitas vezes dorme com os estudantes e a convivência com o cão tem sido ótima para as crianças. “Ele se encaixa perfeitamente aqui. Está gostando muito de sua nova família surda”, diz Barbara, acrescentando que o cachorro faz as crianças terem mais responsabilidade e tem o poder de acalmar aquelas com problemas de socialização ou de comportamento.

“Eu penso que é especial, porque eu posso me comunicar com ele usando os sinais”, explica Michael Miller, por meio de um intérprete.

Um segundo cachorro, também surdo, está passando pelo mesmo treinamento e deve fazer, em breve, companhia a Sparky na escola.

Fonte: Extra

Você viu?

Ir para o topo