EnglishEspañolPortuguês

Ambientalistas cercam área onde tartaruga pôs ovos em Candeias (PE)

9 de fevereiro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação

A Secretaria de Meio Ambiente de Jaboatão dos Guararapes e o Ibama vão cercar a área da praia de Candeias (PE), em que uma tartaruga depositou ovos, na última segunda-feira (07). Em parceria com o Grupamento de Meio Ambiente (Gama) e a Polícia Militar, o local será supervisionado 24 horas, para evitar saques e danos ao ninho.

A Associação de Defesa do Meio Ambiente de Pernambuco irá acampar no local para ajudar na vigilância e conscientização da população. Um dos envolvidos é o ambientalista Adriano Artoni, que trabalha como voluntário do Ibama e do Projeto Tamar há 23 anos. Ele está acampado no Recife acompanhando os ovos depositados na praia de Boa Viagem, no dia 28 de janeiro.

O reforço na segurança durará até a eclosão dos ovos, que deve acontecer nos próximos 60 dias, de acordo com especialistas. A tartaruga, de espécie ainda não identificada e com idade aproximada de 80 anos, depositou mais de 120 ovos na areia.

Segundo Artoni, o caso de Jaboatão é um pouco mais delicado, pois a tartaruga depositou os ovos muito perto do calçadão, a uma distância grande do mar, por isso, quando os filhotes nascerem deverão ser transportados e soltos no mar. “A luz dos postes irá atrair os filhotes para a pista. Para evitar que eles morram, vamos ficar atentos e colocá-los direto no mar”, diz.

Das oito espécies de tartaruga, cinco desovam no litoral nordestino. Artoni informou, também, que o período de desova das tartarugas vai de março a setembro, por isso, outros casos poderão acontecer no litoral pernambucano. Além disso, ele ainda ressalta que estes filhotes, em no máximo 25 anos, voltarão a este mesmo local para desovar e dar continuidade à espécie.

Fonte: pe360graus

Você viu?

Ir para o topo