EnglishEspañolPortuguês

Mais de 30 animais morrem de frio em zoo do México

8 de fevereiro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Por Camila Arvoredo  (da Redação)

Crédito foto: Vincentraal / CC

Devido ao mau tempo, não só os humanos estão sentindo frio. No Norte do México, as mais baixas temperaturas já vistas há 60 anos tiraram a vida de 35 animais abrigados no Zoológico de Serengeti, localizado no estado mexicano de Chihuahua. O incidente aumentou a preocupação sobre a qualidade da proteção recebida pelos animais confinados nos zoológicos através do mundo, afirmou o jornal Treehugger.

Oficiais do zoológico disseram que papagaios, trinta serpentes, cinco iguanas, dois crocodilos e um macaco congelaram até a morte. Os animais são normalmente protegidos do frio com equipamentos de aquecimento, mas a sobrecarga do sistema elétrico obrigou-os a enfrentar temperaturas de -12ºC.

Uma reportagem da AP diz que “apagões afetaram quase todo o Norte mexicano, forçando fábricas e negócios a fechar. Dúzias de pessoas estão em abrigos. Escolas foram fechadas no estado de Chihuahua, mas espera-se que voltem a abrir na terça, quando o tempo esquentar”.

Não há relatos sobre se o estabelecimento responsável pelas vidas dos animais estava equipado com planos de emergência, no caso de panes decorrentes do mau tempo, ou se esforços foram feitos para abrigar os animais das consequências do apagão. Julgando pelas espécies reportadas, as condições pareciam ser ameaçadoras o suficiente para levar a uma intervenção.

A despeito da suposta negligência, um incidente como esse aumenta as preocupações relativas à qualidade da proteção oferecida pelos zoológicos ao redor do mundo, particularmente quando condições de climas extremos se tornaram tão frequentes.

Se eles tivessem deixado animais de estimação morrer no frio, as chances de terem enfrentado processos de crueldade animal seriam grandes, entretanto, não se esperaria que uma qualidade de cuidados acima do normal fosse encabeçada por um zoológico?

Você viu?

Ir para o topo