EnglishEspañolPortuguês

Local onde tartaruga marinha pôs ovos em Boa Viagem (PE) terá segurança reforçada

3 de fevereiro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+
Ninhada deve nascer no final de março;
preocupação é com os picos das marés

Foto: Reprodução/ TV Globo

Numa reunião de emergência nesta quarta-feira (2), ambientalistas, autoridades e pesquisadores decidiram reforçar a proteção ao redor do ninho que uma tartaruga marinha fez na praia de Boa Viagem. A proteção será feita até o nascimento dos filhotes, esperado para o final de março.

O secretário de Meio Ambiente, Roberto Arrais, e a professora da UFRPE e especialista em tartarugas, Rosilda Barreto Santos, participaram da reunião com a Brigada Ambiental, da Emlurb, que está em contato contínuo com representantes do Projeto Tamar e do Ibama (Rio Grande do Norte). Na ocasião foi definido que, mesmo correndo os riscos naturais, os ovos ficarão no local exato da desova.

Os especialistas estranharam quando viram que o ninho fica numa área atingida pela água nos picos das marés. Faltaram poucos metros para que a tartaruga conseguisse botar os ovos num local mais seguro, na vegetação. A preocupação agora é evitar que as marés altas removam os ovos.

“A desova foi realizada em um local atípico, exatamente na linha da água; normalmente ela é realizada no local de vegetação. O fato é que os ovos até podem ser molhados, mas, se forem deslocados, o risco de o animal morrer é muito grande”, explicou o secretário Roberto Arrais.

Já foram colocados no local sacos de areia para formar uma barreira contra a água e evitar que os curiosos se aproximem ou toquem nos ovos.

Ao observar a localização, a professora Risolda Barreto Santos alertou para a necessidade de mais uma medida. “É preciso colocar um toldo para proteger do sol, pois com muito calor nascem mais fêmeas, mas os machos estão em extinção”, explicou a especialista. A proteção também já foi providenciada.

Nesta reunião também foi feita a revelação de que a tartaruga que botou uma centena de ovos na praia mais movimentada do Recife não é uma tartaruga verde, como se pensou inicialmente.

A cabeçuda (Caretta caretta), como todas as tartarugas marinhas, está ameaçada de extinção. Ela chegou às 13h30 da tarde da última sexta-feira (28) e não se incomodou com o movimento. Cavou o ninho, botou os ovos e voltou para o mar.

Fonte: Globo

Você viu?

Ir para o topo