EnglishEspañolPortuguês

Casal de harpias é encontrado em reserva natural no ES

31 de janeiro de 2011
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Robson Silva e Silva/WikiAves

Pesquisadores de uma reserva natural, em Linhares, no Espírito Santo, avistaram, na última quarta-feira (26/01), uma cena inédita no local: um casal de harpias (gavião-real) estava próximo a um grande ninho, descoberto em setembro de 2010, que eles já acreditavam ser da espécie.

Ameaçada de extinção, a harpia é uma das maiores aves de rapina do mundo. Seus ninhos, construídos a mais de 30m de altura, podem chegar a 1,9m de comprimento por 2m de largura.

A bióloga Ana Carolina Srbek explica que o último ninho encontrado na área foi registrado em 1992. Eventualmente, as harpias são vistas na reserva, mas não em dupla ou próximas a um ninho. “Isso é um indicativo de que, em breve, este ninho poderá ser usado para atividades reprodutivas. A expectativa é grande, já que essa é uma espécie ameaçada de extinção em várias regiões do país, especialmente no Sul e Sudeste”, explica.

O ninho avistado será monitorado pelos pesquisadores com visitas mensais, que serão intensificadas em setembro e novembro – época em que, geralmente, as aves põem os ovos. “Esta espécie está classificada como ‘criticamente em perigo’ no estado.

Você viu?

Ir para o topo