EnglishEspañolPortuguês

Políticos dificultam aprovação de projeto de lei que proíbe a caça ao boi, no Colorado

30 de janeiro de 2011
4 min. de leitura
A-
A+

Por Camila Arvoredo  (da Redação)

Foto: Charles & Clint/Animals Change

Pergunte a qualquer pessoa que você encontrar na rua do estado do Colorado, nos EUA, sobre o que ela pensa sobre a prática de caçar um boi em fuga, segurando o seu rabo até que ele pare ou por sentir muita dor ou por medo e você provavelmente encontrará desgosto, nojo e descrença. No mínimo, a maioria das pessoas dirá que isso é cruel e desumano, mas infelizmente, os representantes do estado do Colorado parecem discordar da maioria e é por isso que eles estão colocando barreiras junto à aprovação de um projeto de lei que visa parar a prática de correr atrás dos bois e puxá-los pela cauda.

O projeto HB 1039 foi introduzido pela democrata Beth McCann e tornaria tanto as corridas de pegar cavalo como a caça do boi pela cauda, ilegais.

McCann descreve muito bem o que é a caça ao boi e a corrida de pegar cavalo:

A caça ao boi pela cauda envolve um homem sobre um cavalo, que corre tentando agarrar a cauda de um boi e puxá-la com força. Segundo informações da Animals Change, os mesmos animais submetem-se a esta prática várias vezes durante o dia. Às vezes, a cauda é deslocada para baixo e o animal sofre uma série de injúrias. Já a corrida de pegar cavalo envolve uma pessoa que tenta amarrar as pernas de um cavalo em movimento, o que resulta em séries injúrias para o animal.

Fica em mistério absoluto o fato de nove membros do “Comitê de Pecuária, Agricultura e Recursos Naturais” da Câmara dos deputados do Colorado pensarem que banir estas práticas é uma má ideia, todavia de alguma maneira eles pensam assim. O Comitê oficialmente matou o projeto no começo da semana.

Sociedades locais de direitos humanos estão por trás do projeto de McCann, assim como as forças policiais e procuradores do distrito. Mesmo algumas municipalidades mais intelectualmente modernas concordam com o projeto. Por exemplo, o condado de Eagle proibiu estas práticas localmente há quatro anos atrás.

Em agosto passado, os promotores de rodeios decidiram cancelar a sessão de caça a cauda do boi que seria realizada no condado de Jefferson, isso depois que a “American Humane Association” ameaçou o grupo com uma ação legal. No começo do mês, estes mesmos promotores foram acusados com queixas de maus-tratos depois que as autoridades oficiais encontraram bois com as caudas sem a pele nas propriedades dos promotores.

Assim, onde a luta para acabar com a crueldade da caça à cauda do boi ou corrida de pegar cavalo vai parar? Bem, o projeto de lei de McCann está efetivamente paralisado até o final do ano – nove legisladores tomaram providências para tal. É possível que eles possam mudar de idéia e colocar o projeto para votação em 2011, mas se não for o caso, McCann pode, e deve tentar trazer o projeto à tona novamente no ano que vem.

Enquanto isso, nós podemos começar com campanhas que pressionem os legisladores para fazerem a coisa certa e chamar a prática de caça à cauda do boi exatamente como ela deve ser chamada: crueldade criminosa contra animais.

Assine o abaixo-assinado e pressione os governos dos EUA a proibir esta prática local.

Você viu?

Ir para o topo