SC: desabrigados pelas chuvas temem perder animais


Cão senta em frente a uma casa da comunidade às margens do rio Papaquara Foto: Fabricio Escandiuzzi /Especial para Terra

Quarenta e sete famílias que viviam às margens do rio Papaquara, próximo ao balneário de Canasvieiras, em SC, estão abrigados em um ginásio no norte da capital e temem perder seus animais.

A comunidade é uma das mais carentes da região. No local, há dezenas de cães, gatos, gansos e cavalos vivendo em meio ao esgoto, que corre a céu aberto. Os animais são alimentados pelos próprios moradores ou com doações entregues à prefeitura.

De acordo com um dos líderes dos moradores, o catador Luís Alberto Pereira Corrêa, outra preocupação é com a falta de espaço para levar os animais. “Temos animais, cães, gatos e cavalos que sobreviveram. Não podemos virar as costas e deixá-los na área que vai ser demolida”, disse.

Corrêa mora há seis anos na região do Papaquara e pagou R$ 7 mil pelo seu terreno. Segundo ele, a comunidade se apossou de uma área de preservação ambiental há mais de uma década. “É nossa intenção sair, ninguém é contra a demolição”, afirmou. “Mas desse jeito não é correto. Estamos sendo impedidos de voltar lá. Queríamos que nos cedessem um espaço para levar os bichos”.

Um carro da Polícia Militar (PM) permanece de plantão 24 horas por dia na entrada da comunidade para evitar saques. A retirada de roupas ou móveis que restaram é feita em grupos, com o monitoramento de equipes da prefeitura. Após a retirada de alguns pertencentes, os moradores voltam ao ginásio de esportes em que permanecem abrigados. A permanência na região é estritamente proibida.

Com informações do Terra


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

AVANÇO

COMPORTAMENTO

'SAVE RALPH'

ÍNDIA

REVOLTA

AÇÃO SOCIAL

MÉXICO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>