EnglishEspañolPortuguês

A atriz Lily Tomlin usa a fama para lutar contra elefantes confinados em cativeiro

29 de janeiro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Por Tiago Claus  (da Redação)

Foto: Greg Hernandez

Lily Tomlin optou por dedicar seu tempo livre à luta contra elefantes em cativeiros. E em 20 de janeiro, falou em nome do novo documentário “Elephants and Man: A Litany of Tragedy” ( “Elefantes e Homem: A ladainha da tragédia”). O filme conta a história de elefantes em cativeiro e expõe a crueldade que está no centro dessa história. Você pode assistir ao filme no youtube (em inglês, sem legenda), dividido em sete partes, mas se prepare para um conteúdo forte.

Por vários anos, Tomlin falou contra zoológicos que aprisionavam elefantes. Segundo informações da Animals Change, ela lutou contra uma jaula de 42 milhões de dólares para o Zoológico de Los Angeles, conduziu uma batalha para realocar um elefante no Zoológico de Dallas, e se uniu à batalha para remover os três elefantes do Zoológico Woodland Park de Seattle.

Amigos dos Elefantes do Woodland Park aplaudem a preocupação de Tomlin pelos três elefantes: “Ciência, compaixão e senso comum nos obrigam a libertar esses elefantes”. O Santuário de Elefante no Tennessee possui 1092 hectares de habitat e foi sugerido para acomodar os elefantes.

Se animais em cativeiros propiciam ou não vantagens educacionais é ainda fonte de grande debate. Ainda assim, é difícil ignorar o argumento de Tomlin: “Crianças nunca viram um dinossauro, mas elas conhecem tanto de dinossauros quanto elas poderiam conhecer de qualquer outro animal em um zoológico”.

Elefantes são animais altamente inteligentes e sociáveis. A maioria dos zoológicos nos EUA já se deu conta de que eles não conseguem atender adequadamente às necessidades dos animais que frequentemente viajam até 50 km por dia nas manadas.

Ainda assim, existem alguns zoológicos que continuam a aprisionar elefantes e adquirir outros novos; elefantes sempre foram uma maneira lucrativa de vender ingressos. O Zoológico de Los Angeles passou por sua cara expansão da exibição (de elefantes), mesmo com diversas ações judiciais. E apesar dos pedidos de Tomlin e outros, o Zoológico Woodland Park de Seattle continua a defender suas escolhas para exibir elefantes.

Ainda que muitos de nós não pudermos comparecer à apresentação do documentário em Hollywood, nós podemos seguir o exemplo de Tomlin e outras celebridades. Zoológicos não são lugar para elefantes, mesmo os zoos mais renomados.

Tomlin não desistiu dos elefantes que ela defendeu no passado. Nós podemos nos educar e falar também por eles. Junte-se à Tomlin e diga à Seatlle para remover os elefantes do Zoológico Woodland Park.

Você viu?

Ir para o topo