EnglishEspañolPortuguês

ONG planeja transporte de 25 leões explorados em circo para santuário

27 de janeiro de 2011
4 min. de leitura
A-
A+

Por Antoniana Ottoni  (da Redação)

Foto: Divulgação/ADI

As preparações estão a caminho para o que será um momento histórico, quebra de recorde em termos de resgate de animais, pois 25 leões resgatados pela Animal Defenders International (ADI) serão removidos da Bolívia para a sua nova casa nos EUA.

Os leões que viveram uma vida toda em pequenas gaiolas na traseira de caminhões de circo serão transportados para uma nova e enorme estrutura de 33 mil metros quadrados no Santuário para Animais Selvagens perto de Denver, Colorado, onde a construção da nova estrutura progride rapidamente, realizada pela ADI e o Santuário de Animais Selvagens.

Foto: Divulgação/ADI

Após o período de observação, os animais serão liberados dentro dos cercados, que serão enriquecidos com lagos e terra coberta com capim savana, não diferente do seu habitat natural.

Jan Creamer, presidente da ADI que está na Bolívia supervisionando a operação de resgate: “No complexo temporário da ADI na Bolívia, os leões têm mais espaço do que tiveram uma vida toda nos circos, eles também têm brinquedos e uma estrutura digna e limpa. Mas essa estrutura é ainda básica e pequena, temos que focar em mantê-los seguros e tranqüilos, enquanto a estrutura final, resistente e sadia, está ficando pronta para a mudança para os EUA”.

“Suas vidas estarão realmente começando lá, então nós precisamos apenas colocá-los dentro dessa nova vida e isto é um enorme desafio. Estes animais por anos e anos apenas conheciam uma pequena e espremida gaiola, agora terão uma vida livre para rugir, correr e brincar.”

Pat Craig, diretor executivo do Santuário para Animais Selvagens: “Estes leões têm resistido a imensas dores e dificuldades, mas a sua nova casa será um oásis natural onde eles poderão viver com orgulho em família do jeito que prevê a mãe natureza.”

Todos os dias progressos estão sendo feitos na construção da nova e definitiva estrutura para a chegada dos leões.

Enquanto isso, a ADI está em contato com várias companhias aéreas, companhias fretadas e até o exército americano, para assegurar uma aeronave grande o suficiente para transportar todos os animais para os EUA. Este será o maior transporte aéreo já ocorrido feito com esta finalidade.

Jan Creamer: “Nós estamos chamando esta operação “Operação Arco dos Leões” porque nós pretendemos transportar os 25 leões de uma fez só. Isto significa que apesar dos leões estarem em caixas separadas, nós poderemos remover as famílias inteiras de leões juntas, minimizando o tempo separados. E também o nosso time de veterinários poderá supervisionar os leões durante o vôo. Nós também acreditamos que este será o jeito mais seguro e eficiente para transportar os leões, entretanto será um enorme empreendimento”.

ADI está finalizando os papéis necessários para a transferência dos leões, os animais tiveram todas as vacinações requisitadas, e oficinas em toda a cidade de Santa Cruz estão ocupadas construindo as caixas de viagem que serão utilizadas para o transporte dos leões.

Os leões foram removidos de circos em toda a Bolívia no fim de 2010 pelo time da ADI junto com autoridades bolivianas, fazendo cumprir a lei que proíbe animais em circo em todo o país. ADI lançou o apelo Salve os Leões para arrecadar fundos para esta incrível operação de resgate e para os cuidados com estes leões por toda a vida. Para saber mais sobre o transporte dos leões, e para fazer uma doação, por favor, visite: www.savethelionsappeal.com ou ligue (323) 935-2234.

Sobre o Santuário de Animais Selvagens

Na foto, animais que habitam o santuário, nos EUA

Localizado perto de Keenesburg, Colorado, o Santuário para Animais Selvagens é o maior e mais antigo santuário sem fins lucrativos nos EUA, dedicado exclusivamente em resgatar animais aprisionados e grandes carnívoros ameaçados de extinção, providenciando a eles uma maravilhosa longa vida, e educando sobre a trágica situação encontrada nos EUA hoje, sobre o estimado 30,000 animais restante. Estabelecido pelo Diretor Executivo Pat Craig, o lugar possui 320 acres (1.294.720 metros quadrados), localizado a nordeste da área do metro de Denver, abrigando mais de 200 leões, tigres, ursos, leopardos, leões de montanha, lobos e outros grandes carnívoros.

Mais informações estão disponíveis: www.wildanimalsanctuary.org.

Você viu?

Ir para o topo