EnglishEspañolPortuguês

Prefeitura de Santo André lança site sobre adoção de animais

22 de janeiro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Feira de adoção gratuita de cães e gatos, a Adotanimal ganha endereço eletrônico com orientações e possibilidade de tirar dúvidas com veterinária da Gerência de Zoonoses

A fim de disseminar informações e prestar esclarecimentos sobre a importância de cuidar corretamente de animais de estimação, a Secretaria de Saúde de Santo André lança página no site da Prefeitura sobre guarda responsável. Ao acessar o site da feira Adotanimal será possível acessar calendário, leis vigentes e notícias, além de fotos de animais para adoção.

www.santoandre.sp.gov.br/adotanimal

A feira gratuita de adoção de animais de Santo André (SP) é promovida pelo Departamento de Vigilância à Saúde (DVS) sob responsabilidade da Gerência de Controle de Zoonozes (GCZ). A Adotanimal é realizada sempre no ultimo domingo de cada mês, exceto em situações especiais. No ano passado foram registradas cerca de 500 adoções em doze eventos. A primeira edição de 2011 está marcada para o dia 30 de janeiro, das 10 às 15h.

A programação para 2011 já está determinada. As feiras acontecerão nos dias 27 de fevereiro, 27 de março, 17 de abril, 29 de maio, 19 de junho, 31 de julho, 25 de setembro, 23 de outubro, 27 de novembro e 11 de dezembro. Em agosto não haverá feira de adoção, devido à concentração dos esforços para a campanha de vacinação contra a raiva. Os locais são confirmados com uma semana de antecedência.

O mapa do site disporá de histórico e atuação da DVS por meio de seções como Quem Somos, Posse Responsável, Castração, Vacinação, Campanhas, Adoção, Notícias e Contato, onde o internauta terá suporte da veterinária Andréa Sampaio Cordeiro Bonatelli, da GCZ, para esclarecer dúvidas via internet. Os internautas também poderão conhecer de antemão seu futuro animal de estimação, uma vez que o site também disponibilizará fotos dos animais que estarão em feiras de adoções.

Requisitos

Para adotar um animal nas próximas edições da feira, o interessado deve ter mais de 18 anos, apresentar RG, CPF e um comprovante de endereço. Antes de levar o animal escolhido, um veterinário da GCZ dá orientações gerais sobre cuidados, alimentação, vacinas e dicas de educação.

Os animais também deixam a feira com o Registro Geral de Animal (RGA), cadastrado em nome do adotante. O documento confere ao tutor a responsabilidade legal por eventual abandono ou maus-tratos, conforme a lei Municipal 9.074/2008. Os cães e gatos saem das feiras castrados, vacinados, vermifugados, de banho tomado e com adereços. Os animais menores de cinco meses doados não são castrados, porém é obrigado à castração quando atingirem a idade apropriada.

Fonte: Bagarai

Você viu?

Ir para o topo