EnglishEspañolPortuguês

Estudo revela que 17 espécies de tubarões são daltônicas

22 de janeiro de 2011
1 min. de leitura
A-
A+
Um grupo de pesquisadores australianos, ao examinar os olhos de 17 espécies de tubarões, constatou: eles são daltônicos. Através de análises das retinas desses animais, os estudiosos das universidades de Queensland e de Western Australia perceberam que elas são anatomicamente formadas para identificar apenas um padrão claro ou escuro. Ou seja, a cor vermelha seria vista como uma cor escura.

O professor Nathan Hart, autor do estudo, foi mais longe. Segundo ele, a visão dos tubarões pode ser comparada à de uma TV em preto e branco. Num comparativo com a visão humana, o tubarão possui apenas um detector de luzes, enquanto o ser humano tem três (que o faz, por conseqüência, distinguir mais tonalidades). “Se eles carecem de uma visão colorida, significa que o contraste de cores é mais importante na identificação de objetos”, ressalta Hart.

A partir dessa constatação, o pesquisador comenta que o estudo pode ajudar no desenvolvimento de roupas de banho que sejam “menos atraentes” ou “mais repulsivas” para os tubarões. De forma prática, isso poderia reduzir o número de ataques envolvendo esses animais. Tanto que uma estatística da Isaf (International Shark Attack File) mostra que a maior parte dos ataques de tubarões ocorreu com pessoas que vestiam roupas de banho da cor escura.

Fonte: EPTV

Você viu?

Ir para o topo