Ativistas se unem para libertar macacos que poderão ser torturados e mortos por universidade


Por Camila Arvoredo  (da Redação)

Mal de Parkinson: vice-presidente da universidade condena a cobertura midiática histérica de sua suposta pesquisa

Anne Birthistle. (Foto: Mark Van Manen/The Province)

A Universidade de British Columbia defendeu os experimentos realizados em macacos. Uma matéria de capa do jornal “Province” desta semana revelou que os macacos serão usados em experimentos para curar o mal de Parkinson. Os experimentos injetarão substâncias nos macacos e depois de testados, eles serão mortos para uma análise post-mortem.

O vice-presidente da UBC, John Hepburn, assinou uma carta mandada para o jornal, condenando a matéria de capa, relativa aos experimentos propostos.

Macaco apavorado durante tortura em laboratório (Foto: Stop UBC Animals Research)

A história levou ao envio de cartas, e-mails e comentários online, muitos apoiando o fim dos experimentos. Muitos leitores do jornal ofereceram fundos para comprar a liberdade dos animais.

“Oi, meu nome é Jemma Sallay-Carrington e eu tenho 15 anos.”, dizia um e-mail típico escrito ao jornal. “(…) eu tenho quase $1.000 na minha conta bancária e estou querendo gastar o quanto puder para salvar estes macacos.”

E Anne Birthistle, pertencente ao grupo de direitos dos animais “Stop UBC Animal Research” e que providenciou documentos relativos aos experimentos, disse que o apoio ao seu grupo aumentou.

“Nós tivemos um aumento do apoio do público, vindo de pessoas do ‘Facebook’ e de nosso website”, disse a militante.

Nesta quinta-feira (20), Birthistle mandou um novo pedido escrito para a UBC “para apresentar formalmente nossa proposta de providenciar um santuário aos macacos envolvidos”.

Ativistas exigem o fim dos testes com animais

O site  “Stop UBC Animal Research” (http://stopubcanimalresearch.org) foi criado por ativistas para combater a crueldade praticada contra os animais nos laboratórios UBC.

O site sugere que as pessoas escrevam diretamente ao presidente da UBC, Stephen J. Toope, enviando um email para presidents.office@ubc.ca exigindo o fim da utilização e da tortura de animais em laboratórios. Veja aqui um modelo de carta em inglês.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

INDÚSTRIA CRUEL

ECONOMIA

AMEAÇA DE EXTINÇÃO

ACIDENTE

CRUELDADE

TECNOLOGIA

DESUMANIDADE

ACOLHIMENTO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>