EnglishEspañolPortuguês

Canil de adestramento e venda de filhotes é denunciado por maus-tratos em Caxias do Sul

22 de janeiro de 2011
1 min. de leitura
A-
A+
(Foto: Reprodução/Pioneiro)

Sem ter os licenciamentos exigidos por lei e beneficiado pela falta de fiscalização, um canil está trazendo transtornos a moradores do bairro Bela Vista. Motivos: o barulho e o mau cheiro. Denominado Xicão Adestramento, o espaço foi aberto há cerca de seis meses em um terreno baldio na Rua Professor Gerônimo Ferreira Porto. Funciona como um hotel de cães, além de ser um centro de adestramento e venda de filhotes.

Apesar de ter sido denunciado por vizinhos, o estabelecimento ainda não foi vistoriado pela Vigilância Ambiental ou pela Secretaria de Urbanismo. O dono do canil, Francisco Barcellos da Silva, admite não ter o álvara de funcionamento ou credenciamento do Conselho Regional de Medicina Veterinária. Mas garante já ter encaminhado os documentos.

Segundo Rogério Poletto, técnico da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde, o estabelecimento precisaria ter pelo menos um veterinário responsável. Segundo vizinhos, os cães ficam sozinhos boa parte do tempo. Apesar disso, Silva salienta que todos os animais são vacinados e que a preocupação com a limpeza é constante. O terreno pertence a uma parente da namorada dele. Entretanto, o suposto zelo do adestrador não convence os moradores próximos.

“Às vezes, acordo de noite com os latidos. De dia, há também as bombinhas usadas para os adestramentos”, reclama a professora Marlene Dalla’ Palma do Nascimento, 56 anos, uma das vizinhas.

Fonte: Pioneiro

Você viu?

Ir para o topo