EnglishEspañolPortuguês

TAM é multada por submeter periquitos a estresse durante voo

20 de janeiro de 2011
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução/EPTV

Uma multa de R$ 5 mil, por maus-tratos a dois periquitos-australianos (Melopsittacus undulatus), segundo informações do Ibama. Esse é o valor que a empresa aérea TAM terá que pagar por ter causado estresse aos animais.

Um cliente havia contratado a companhia para levar as aves do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, até o de Val-de-Cães, em Belém, sem escalas. O voo duraria 3h30. Mas um erro fez com que o voo demorasse mais de 18 horas para chegar ao Pará (a aeronave parou em Fortaleza).

O veterinário que examinou os periquitos após a viagem, disse o Ibama, verificou que as duas aves apresentavam estresse e falta de ar. Enquanto ficaram em poder da empresa, diz o órgão ambiental, as aves ficaram fechadas numa caixa pequena e escura.

O periquito-australiano não é nativo da fauna silvestre brasileira. Ainda assim, é protegido pela lei ambiental do Brasil. A assessoria de imprensa da TAM não respondeu sobre o incidente até o fechamento desta nota, ontem, às 20h50.

Fonte: EPTV

Nota da Redação: Esses animais deveriam estar vivendo livres na natureza. Pássaros não devem ser confinados em gaiolas ou simplesmente transportados pelo capricho humano. Os maus-tratos, neste caso, começam a partir do momento em que esses animais são retirados da natureza. Lamentável que vidas sejam condenadas a um destino absolutamente injusto e cruel.

Você viu?

Ir para o topo