A televisão e os animais: um assunto que precisa ser estudado


Os animais não humanos são marginalizados pela sociedade desde os primórdios da civilização. Considerados como seres inferiores e indignos de direitos, os bichos são ainda retratados no modelo que estamos inseridos e este modelo é refletido e reforçado pelos meios de comunicação. Dentre os existentes o de maior acesso e que exerce grande fascínio é a televisão. Através dela é possível estar em Bagdá e em cinco minutos presenciar uma chacina no Rio de Janeiro. A pequena tela esconde seu atrativo na imagem em movimento. O conjunto de fatores que complementam a imagem faz da TV um meio hipnotizante e portador da verdade. E os animais ainda são uma das principais vítimas deste meio. As informações noticiadas e ora vomitadas aos telespectadores são, muitas vezes, incompletas e contêm falsas verdades sobre os assuntos relacionados aos animais e aos que os defendem.

Tom Reagan comenta no seu livro Jaulas Vazias que as notícias sobre os animais não sangram o suficiente para a mídia noticiar. O sensacionalismo presente nos meios de comunicação destrói a essência da informação, da mensagem que seria transmitida dando lugar ao senso comum e a falta de criatividade dos profissionais da comunicação.

Embora seja um assunto complexo e cheio de interpretações, a forma como a televisão divulga os assuntos relacionados aos animais precisa ser estudada e discutida entre os que defendem a causa. O objetivo desta coluna não é dizer a verdade sobre o assunto, mas indicar alternativas aos que produzem diariamente os programas de televisão e mostrar aos telespectadores os principais erros do meio quanto a este tema.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

APOIO COLETIVO

MISSÃO

SÃO SEBASTIÃO (SP)

DEMANDA CRESCENTE

CRISE CLIMÁTICA

CRUELDADE

ALERTA

LIBERDADE

PROTEÇÃO ANIMAL

COVARDIA


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>