EnglishEspañolPortuguês

47 espécies desaparecem todos os dias

19 de janeiro de 2011
1 min. de leitura
A-
A+
Lince-ibérico (Foto: Reprodução)

Quarenta e sete espécies de flora e fauna desaparecem todos os dias, em grande parte pela ação do homem. O projeto Cinco Projectos Zero sobre Espécies Ameaçadas (CSIC), realizado em parceria com o Banco Santander, em Espanha, aponta a grave deterioração do meio ambiente.

De 50 mil espécies estudadas, estima-se que 17 mil estão ameaçadas pela voracidade da espécie humana. Entre os cinco projetos do CSIC está o estudo sobre a conservação do lince-ibérico. Também a preservação dos anfíbios, das aves, das lapas do mediterrâneo e das plantas endémicas são outros dos estudos incluídos.

A sequenciação do genoma do lince-ibérico pretende assegurar uma valiosa informação que poderia perder-se se a espécie se extinguisse e permite, ainda, identificar as alterações dos genomas que fizeram daquele animal um caso único. Assim, poder-se-á recontruir a história da espécie.

Também a ameaça daquele que é chamado “fungo assassino”, que ameaça os anfíbios, e a forma de erradicá-lo é outro dos assuntos em debate. Estima-se que este fungo ameaça 400 destas espécies e que 200 podem ter-se extinguido por sua causa.

O estudo de cinco plantas endêmicas espanholas e o estudo de aves e das lapas mediterrâneas, todas elas ameçadas, também estão incluídos.

Fonte: TVNET

Você viu?

Ir para o topo