EnglishEspañolPortuguês

Comissão está cuidando de animais resgatados na região serrana

18 de janeiro de 2011
3 min. de leitura
A-
A+

A Comissão Especial de Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), presidida pelo deputado André Lazaroni (PMDB), está tratando com vacinas e medicamentos de todos os animais que foram e estão sendo resgatados pelas equipes de salvamento que estão trabalhando na Região Serrana do estado.

Segundo a comissão, muitos animais de estimação foram feridos e deixados para trás após a tromba d´água que devastou vários bairros da região. No bairro de Melbon, em Teresópolis, foi montado um abrigo onde todos os bichos resgatados estão recebendo assistência e medicamentos. Em Itaipava, distrito de Petrópolis, o tratamento dos animais está sendo feito num Ciep com apoio de agentes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e de ONGs de proteção aos animais. O Ciep fica localizado na Estrada União- Indústria, 2.822, em frente ao terminal rodoviário, em Corrêas.

André Lazaroni destacou a preocupação da Alerj com os animais e afirmou que é um risco deixar os bichos soltos e sem medicamento.”A Comissão resgatou os cães e ajudou a montar uma infraestrutura mínima para abrigar os animais. Contamos também com o apoio de Ongs locais que nos ajudaram na remoção e transferência para abrigos”, disse o deputado, ressaltando que os bichos que não forem recolhidos pelos donos nos abrigos serão encaminhados para adoção.

Na sexta-feira passada (14/01), a Comissão conseguiu resgatar um cão que ficou dois dias ao lado do túmulo de sua dona, Cristina Maria Cesário Santana, vítima da tragédia. O animal, apelidado de ‘Caramelo’ pelos moradores da área, foi encontrado sem ferimentos, mas muito assustado. Segundo a veterinária e membro da Comissão Especial, Andréa Lambert, a equipe teve que usar uma focinheira para domar o cachorro.

“Geralmente nem colocamos a focinheira, mas ele estava agressivo e foi difícil acalmá-lo”, disse a veterinária, contando que o animal ficou girando próximo ao túmulo. De acordo com relatos dos moradores o cão tentou cavar o local onde a tutora foi enterrada.

Ainda segundo a Comissão o número de animais resgatados cresce a cada dia e o comportamento deles pode mudar em função do trauma sofrido com a tragédia.

“Alguns podem ficar estressados, mas outros passam pelo abalo e apenas ficam emotivos e carentes. Nossa meta é tratar os animais feridos e conseguir novos tutores ou lares temporários”, disse Andréa.

A Comissão, formada por oito pessoas, já resgatou mais de 180 animais em Teresópolis e em Petrópolis. Quem estiver interessado na adoção dos animais, pode entrar em contato com a veterinária pelo telefone (21) 9632 – 8115 ou pelo email [email protected].

A Comissão também está fazendo um apelo para que a população colabore com doações aos animais. Entre os itens relacionados, estão: ração úmida (em lata), ração comum, panos velhos, jornais, papelão, focinheiras, coleiras e cercadinhos de arame para separar os animais. As doações podem ser entregues no Saguão do Palácio Tiradentes, na sede da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), de segunda à sexta-feira, das 10h às 17h, ou ainda nos seguintes locais:

Veja aqui como e onde doar.

Os animais estão em dois abrigos improvisados, mas serão disponibilizados para adoção em breve, segundo Paula Peltier, da Comissão Especial de Proteção Animal. Para se informar, basta telefonar para 0800-2820230.

Fonte: JustClip

Você viu?

Ir para o topo