EnglishEspañolPortuguês

Tuiuiú, ave do pantanal, vai parar no sertão de Pernambuco; polícia suspeita de tráfico

17 de janeiro de 2011
3 min. de leitura
A-
A+
Para enfrentar o calor do sertão pernambucano, o tuiuiú pantaneiro recebe banhos constantes de seus cuidadores. Foto: Divulgação/Soldado Felipe André

Um tuiuiú, ave-símbolo do Pantanal, foi encontrado abandonado em uma estrada vicinal do sertão de Pernambuco, próximo à cidade de Parnamirim, distante 560 quilômetros de Recife, capital do Estado.

O animal, que chegou a ser confundido com uma cegonha pelos moradores da região, virou sucesso na cidade.

Ele foi encontrado na última quarta-feira (12) e recolhido pelo Ibama na sexta-feira (14) para Salgueiro, uma cidade vizinha.

O soldado Felipe André Ferreira da Silva, da Polícia Militar (PM) de Parnamirim, surpreendeu-se ao encontrar o animal.

“Recebemos o aviso de um produtor da região, que disse ter visto um bicho estranho. Era o tuiuiú, que estava em uma estrada vicinal, acuado por cães de caça na residência do produtor. O pássaro estava muito cansado. Na hora, pensamos que se tratava até de um pelicano diferente. Mas depois vimos pela internet que era um tuiuiú.”.

Silva acredita que o animal tenha sido vítima do tráfico de animais.

“Para uma ave dessas percorrer mais de 3.000 km é muita coisa. Ela precisaria vir com uma debandada de aves. Acredito que trata-se de tráfico de animais. Como em nossa região há muitas blitze, quem a trazia certamente a soltou no meio do caminho. “. O soldado afirma que nunca havia visto um tuiuiú de perto.

Celebridade
Por ser uma cidade pequena, a informação correu solta.

” Nós tivemos de regulamentar a entrada das pessoas, que estavam curiosas para vê-lo e tirar fotos. Até para não cansar o tuiuiú “, disse Silva que avisou a sede do Ibama de Pernambuco, que foi até a região e proibiu a visitação.

Transferência
Também por telefone, a reportagem entrevistou o analista-ambiental do Ibama de Pernambuco, Ivan Alves Cruz, que enviou o tuiuiú até a cidade de Salgueiro, a 500 quilômetros de Recife.

A princípio, a ave ficará na sede do Ibama na cidade, mas o órgão está providenciando sua transferência para o Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres) de Recife, onde deverá passar uma avaliação com médicos veterinários.

Alguns moradores de Parnamirim acharam que era uma cegonha, que vinha deixar um menino novo uma casa. De certa forma, os moradores não estavam enganados.

O tuiuiú é uma espécie de cegonha do gênero jabiru, também conhecida como jaburu.

O animal está bem aparentemente. A plumagem que está um pouco suja, porque pegou poeira. Mas ele não apresenta sinais de agressão.

O pássaro está sendo alimentado com peixes. O analista afirma ainda que, por conta do calor, o tuiuiú está recebendo esguichos de água.

Destino
Ainda não se sabe qual o destino da ave, se irá para Mato Grosso do Sul, se para o Mato Grosso, mas é certo, de acordo com Cruz, que ela voltará para o seu habitat natural.

Fonte: R7

Você viu?

Ir para o topo