EnglishEspañolPortuguês

Mais de 3 mil animais foram sacrificados em 2010 no MT

17 de janeiro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+
Um total de 3.168 animais foram sacrificados em 2010, no Centro de Controle de Zoonoses de Rondonópolis (MT). Os cães eutanasiados estavam contaminados com doenças como a leishmaniose, raiva, cinomose e parvovirose. Segundo a médica veterinária do órgão, Loana Gomes  Faria, a orientação é para que os tutores de cães e gatos vacinem os animais para evitar o contágio de doenças. Na sua avaliação, esta ação poderá diminuir o número de animais doentes na cidade.
Canil do Centro de Controle de Zoonoses de Rondonópolis

“A carrocinha do Centro de Zoonoses recolhe apenas os cães doentes, entregues pelos tutores ou por terceiros que denunciam a presença de animais com suspeita de contaminação nas adjacências de suas casas. O órgão recolhe estes animais e encaminha para triagem clínica e, se confirmada a doença grave, o animal recebe a eutanásia e é incinerado”, disse a profissional.

Uma quantidade pequena de gatos doentes também foi sacrificada em 2010.

Gatos para doação no Centro de Controle de Zoonoses

A veterinária explica que esta ação do Centro de Zoonoses é para evitar a contaminação de outros animais sadios. “O tratamento de doenças como cinomose e parvovirose têm um custo muito alto. Muitas pessoas preferem entregar o animal para receber a eutanásia. Se não existisse um lugar para receber, estas pessoas acabariam abandonando os cães pelas ruas, colocando assim a cidade sob risco de surtos destas doenças”, disse Loana Gomes.

Conforme a servidora pública, o Centro de Controle de Zoonoses também recebe animais rejeitados por apresentar sarnas ou com grande quantidade de carrapatos. “Animais com estes problemas de saúde são tratados e encaminhados para o canil de doação do órgão”, repassou Loana Gomes.

GATOSO

Centro de Controle de Zoonoses não recolhe gatos doentes ou sadios. Porém, as pessoas encaminham estes animais à unidade localizada no Globo Recreio, saída para Poxoréu. Atualmente, no órgão, existem aproximadamente 20 gatos entre adultos e filhotes para doação. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone 3411-5189.

Local onde os animais doentes recebem injeção letal

Fonte: A Tribuna MT

Você viu?

Ir para o topo